As Ciências Humanas em tempos de mercantilização da educação

Autori

DOI:

https://doi.org/10.18226/21784612.v25.dossie.3

Abstract

Com o rápido desenvolvimento da técnica e da tecnologia, o campo educacional tem se mostrado estratégico para transformar a racionalidade humana em racionalidade tecnológica, alterando a consecução dos fins da própria Educação. O objetivo do artigo é analisar as contradições entre o processo de reprodução da vida material nas sociedades capitalistas e a perda de liberdade dos indivíduos inseridos e ajustados aos seus critérios e, da mesma forma, o ajustamento dos estudantes às demandas socialmente úteis ao sistema em decorrência da pretensa extinção dos cursos de Ciências Humanas dos currículos, que tende a afastar a Educação de sua prerrogativa fundamental que é educar para a emancipação. A Teoria Crítica do filósofo frankfurtiano Herbert Marcuse refere que o restabelecimento da razão humana é tarefa para uma Pedagogia Radical como forma de resistência em tempos de mercantilização da Educação. Seus argumentos contribuem para uma análise crítica e contextualizada da Educação brasileira em tempos de contrarreformas.

  

Biografia autore

Paulo Sérgio Gomes Soares, Universidade Federal do Tocantins. Professor

Doutor em Educação (UFSCar/2012). Universidade Federal do Tocantins (UFT). Mestre em Filosofia (UNESP/2004). Licenciado em Filosofia (UNESP/1997). Professor Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional e Interdisciplinar em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos (UFT/ESMAT) e no Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO/UFT). Bolsista FAPTO. e-mail: psoares@uft.edu.br

  

Riferimenti bibliografici

BEHRING, E.; BOSCHETTI, I. Política social: fundamentos e história. São Paulo: Cortez, 2007.

BRASIL. Governo lança programa “Future-se” e permite que universidades públicas captem recursos para se financiar. Disponível em: https://www.infomoney.com.br/mercados/noticia/8538169/governo-lanca-programa-future-se-e-permite-queuniversidades-publicas-captem-recursos-para-se-financiar. Acesso em: 14 ago. 2019.

BRASIL. Senado Federal. Extinção dos cursos de humanas nas universidades públicas. Ideia Legislativa. Extinção em 7 de junho de 2018. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoideia?id=100201 Acesso em: 14 nov. 2018.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos. Brasília, DF, 5 de outubro de 1988.

FREITAG, B. A Teoria Crítica ontem e hoje. São Paulo: Brasiliense, 1988.

FREUD, S. O futuro de uma ilusão, o mal-estar na civilização e outros trabalhos (1927-1931). Trad. de Jayme Salomão. Rio de Janeiro: Imago, 1996. v. 21.

FRIGOTTO, G. (org.). Escola sem partido: esfinge que ameaça a Educação e a sociedade brasileira. Rio de Janeiro: UERJ; LPP, 2017.

KELLNER, D. M. Prefácio – Marcuse o desconhecido: novas descobertas nos arquivos. In: KELLNER, D. M. (ed.). Tecnologia, guerra e fascismo: coletânea de artigos de Herbert Marcuse. São Paulo: Edunesp, 1999.

KELLNER, D. M. Sobre Marcuse: crítica, libertação e reeducação na pedagogia radical de Herbert Marcuse. Estud. Pesqui. Psicol. [on-line], v. 11, n. 1, p. 23-55, 2011.

KONDER, L. Marcuse, revolucionário. Physis – Revista de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 8, n. 1, p. 15-18, 1998.

LOUREIRO, I. Mudar o sentido do progresso ou parar o progresso?: Herbert Marcuse e a crítica à tecnociência. In: STREY, S. C.; PREHN, D. (org.). Gênero e cultura: questões contemporâneas. Porto Alegre: Edipucrs, 2004.

MARCUSE, H. A ideologia da sociedade industrial. Trad. de Giasone Rebuá. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1967.

MARCUSE, H. One-dimensional man: studies in the ideology of advanced industrial society. Boston: Beacon Press, 1969.

MARCUSE, H. Algumas implicações sociais da tecnologia moderna. In: KELLNER, D. M. (ed.). Tecnologia, guerra e fascismo: coletânea de artigos de Herbert Marcuse. São Paulo: Edunesp, 1999.

NUSSBAUM, M. C. Sem fins lucrativos: porque a democracia precisa das humanidades. Trad. de Fernando Santos. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

SOARES, P. S. S. A reforma do Ensino Médio à luz da Teoria Crítica marcuseana. SER Social: Nova direita, Estado e política social. Brasília, v. 21, n. 45, p. 338-360, jul./dez. 2019.

Pubblicato

2020-04-15

Come citare

Soares, P. S. G. (2020). As Ciências Humanas em tempos de mercantilização da educação. CONJECTURA: Filosofia E educação, 25, 34–54. https://doi.org/10.18226/21784612.v25.dossie.3