A estética de Georg Lukács: pressupostos para a prática escolar
DOI:
https://doi.org/10.18226/21784612.v25.dossie.8Abstract
Este ensaio teórico tem a finalidade de caracterizar os pressupostos antropomorfização e realismo na Estética de Lukács. A tensão que a objetividade promove na subjetividade do ser social, proporcionada pela arte realista, possibilita ao homem se aproximar dos ritmos das contradições da realidade. Isso permite ao homem aguçar sua crítica e buscar sua emancipação. Acreditamos que uma prática escolar sustentada pela necessidade de se apropriar da cultura clássica com as múltiplas contradições da realidade constitui-se numa alternativa para proporcionar
uma Educação crítico-emancipatória.
Riferimenti bibliografici
BESSIÈRE, J. Introduction: de la pertinence de sessais de Lukács sur le roman. Revue Internationale de Philosophie, v. 73, n. 2, 2019.
DUARTE, N. A individualidade para-si. Campinas: Autores Associados, 1999.
LUKÁCS, G. Arte e sociedade: escritos estéticos 1932-1967. Rio de Janeiro: Ed da UFRJ, 2009.
LUKÁCS, G. Prolegômenos para uma ontologia do ser social. São Paulo: Boitempo,2010.
LUKÁCS, G. La peculiaridad de lo estético. Ediciones Grijalbo. Barcelona, Espanha, 1965a.
LUKÁCS, G. La peculiaridad de lo estético. Ediciones Grijalbo. Barcelona. Espanha, 1965b. v. 4.
LUKÁCS, G. Narrar ou descrever: a propósito da discussão sobre naturalismo e formalismo. Disponível em: https://www.marxists.org/portugues/lukacs/1936/mes/narrar.htm. Acesso em: 1º. nov. 2019.
MARX, K. O Capital: crítica da economia política. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004a. Livro I. v. 1.
MARX, K. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Boitempo Editorial, 2004b.
MASSUIA, R. da R. A recepção das ideias estético-literárias de Lukács em Leandro Konder e Carlos Nelson Coutinho: análise de suas produções teórico-críticas. 2013. Dissertação (Mestrado) – UNESP, Departamento de Ciências Sociais, Araraquara. 2013.
PEREIRA, K. R. C.; COSTA, F. J. Fa. Estética, marxismo e educação: um diálogo necessário à contemporaneidade. Revista Histedbr on-line, v. 17, n. 3, p. 827-841, 2017.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Campinas: Autores Associados, 2000.
SILVA JÚNIOR, J. dos R.; FERRETTI, C. J. O institucional e a cultura da escola. São Paulo: Xamã, 2004.
TERTULIAN, N. Georg Lukács: etapas de seu pensamento estético. São Paulo: Ed. da Unesp, 2008.
TERTULIAN, N. Gyorgy Lukács e a reconstrução da ontologia na filosofia
contemporânea. In: VAISMAN, E.; VEDDA, M. (org.). Lukács: estética e ontologia. São Paulo: Alameda, 2014. p. 15-76.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
1. A publicação dos originais implicará a cessão dos direitos autorais à revista Conjectura.
2. Os textos não poderão ser reproduzidos sem autorização da revista depois de aceitos.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.