A estética de Georg Lukács: pressupostos para a prática escolar

Autori

  • Carlos Henrique Ferreira Magalhães Professor Associado da Universidade Estadual de Maringá-PR

DOI:

https://doi.org/10.18226/21784612.v25.dossie.8

Abstract

Este ensaio teórico tem a finalidade de caracterizar os pressupostos antropomorfização e realismo na Estética de Lukács. A tensão que a objetividade promove na subjetividade do ser social, proporcionada pela arte realista, possibilita ao homem se aproximar dos ritmos das contradições da realidade. Isso permite ao homem aguçar sua crítica e buscar sua emancipação. Acreditamos que uma prática escolar sustentada pela necessidade de se apropriar da cultura clássica com as múltiplas contradições da realidade constitui-se numa alternativa para proporcionar
uma Educação crítico-emancipatória.

   

Biografia autore

Carlos Henrique Ferreira Magalhães, Professor Associado da Universidade Estadual de Maringá-PR

Doutor em Educação pela UFSCar. Professor Associado do Departamento de Educação Física da UEM-PR   

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Pubblicato

2020-04-15

Come citare

Magalhães, C. H. F. (2020). A estética de Georg Lukács: pressupostos para a prática escolar. CONJECTURA: Filosofia E educação, 25, 142–154. https://doi.org/10.18226/21784612.v25.dossie.8