Educação e emancipação na produção do conhecimento para além do pensamento abissal // Education and emancipation in the production of knowledge beyond abystal thought

Autori

  • Susane da Costa Waschinewski Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Alex Sander da Silva Universidade do Extremo Sul Catarinense UNESC
  • Monalisa Pivetta da Silva Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

DOI:

https://doi.org/10.18226/21784612.v25.e020031

Abstract

O presente ensaio tem como objetivo fazer uma reflexão acerca da educação e os desafios da ciência e da produção de conhecimento na busca de emancipação. Como trama de fundo, trazemos uma breve discussão sobre a produção de conhecimento na atualidade para além daquilo que Santos (2007) chama de “pensamento abissal”. Assim, num primeiro momento, pretende-se pensar a condição da educação na atualidade, isto é, discutir seus rumos em tempos de regressões políticas e econômicas. Em seguida, objetiva-se indicar a necessidade de superação do pensamento abissal, refletindo até que ponto a educação funciona como recurso fundamental para a emancipação e até onde vão seus limites. As aproximações com as temáticas problematizadas ocorrem por meio da perspectiva teórico-metodológico-dialética do fenômeno analisado. Espera-se, com essas aproximações, contribuir com uma proposta inclusiva e emancipatória de valorização dos saberes das experiências, dando visibilidade aos valores e às representações estéticas dos diversos grupos, cujas vozes, muitas vezes, são excluídas e/ou silenciadas nos sistemas educativos, colocando em diálogo com a ciência e reconhecendo as culturas que foram excluídas ao longo dos séculos. Além disso, é preciso contrapor-se ao poder cego de todos os coletivos, fortalecendo a resistência diante dos mesmos por meio do esclarecimento do problema. A busca por uma racionalidade crítica, na produção de conhecimento, passa por tensões e fraturas da própria condição humana no capitalismo contemporâneo, mas isso não quer dizer, necessariamente, que se tenha que abandonar a própria razão, para dispor de uma condição adequada da vida humana para além do pensamento abissal.

Palavras-chave: Educação. Emancipação. Produção de conhecimento. Pensamento abissal.

 

Biografie autore

Susane da Costa Waschinewski, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), na Linha de Pesquisa: História e Historiografia da Educação. Membro do Grupo de Pesquisa Ensino de História, Memória e Culturas. Participa do Grupo de Estudos História, Cultura Escrita e Leitura (GEHCEL) vinculados ao Laboratório de Patrimônio Cultural (LapPac - UDESC). Mestre em Educação (2017) pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) na linha de pesquisa Educação, Linguagem e Memória. Membro do grupo de Pesquisa História e Memória da Educação (GRUPEHME) da mesma instituição. Graduada em Geografia, com Habilitação em Licenciatura e Bacharel. Especialização (em andamento) em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade EJA (PROEJA) pela instituição Federal de Ensino (IFSC).

https://orcid.org/0000-0002-9024-0539

  

Alex Sander da Silva, Universidade do Extremo Sul Catarinense UNESC

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Formação Cultural e Sociedade (GEFOCS). Apoio financeiro Fucri, Cnpq e Fapesc. alexsanders@unesc.net.

https://orcid.org/0000-0002-0945-9075

 

Monalisa Pivetta da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutoranda em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) na linha de pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologia. Membro do Grupo de Pesquisa Educaciber - Educação e Cibercultura. Mestra em Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) na linha de pesquisa Linguagem e Processos Culturais. Graduada em Comunicação Social - Rádio e TV pela Universidade do Oeste de Santa Catarina, e em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Especialista em Gestão Estratégica de Empresas (UNOESC). Atuou como professora, tutora e coordenadora de cursos de graduação e pós-graduação (latu sensu) da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC).

https://orcid.org/0000-0002-1811-4044

 

Riferimenti bibliografici

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Pubblicato

2020-12-07

Come citare

Waschinewski, S. da C., Silva, A. S. da, & Silva, M. P. da. (2020). Educação e emancipação na produção do conhecimento para além do pensamento abissal // Education and emancipation in the production of knowledge beyond abystal thought. CONJECTURA: Filosofia E educação, 25, e020031. https://doi.org/10.18226/21784612.v25.e020031

Fascicolo

Sezione

Artigos