Entre dois niilismos: uma arte acrobática para repontecializar a invenção na pesquisa sobre infância / Between two nihilisms: an acrobatic art to repotinalize the invention in research on childhood

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DOI:

https://doi.org/10.18226/21784612.v25.e020002

Abstract

As muitas verdades sobre a infância de nosso tempo, das mais catedráticas às mais “inovadoras”, encontram-se compiladas em livros e artigos dentro e fora de nossas bibliotecas. Grosso modo, elas constroem dois tipos de niilismo. Um niilismo de tipo universalista, que suga a criança para fora da imanência da vida e da histórica e a torna refém de estereótipos universais. Outro niilismo de tipo relativista, que esquece a criança e apenas acusa os estudos da infância como mera invenção. Evitar esses extremos requer uma espécie de arte acrobática de equilibrar-se na possibilidade de um entre. Essa via busca retomar a imanência histórica da criança (“ida aos porões”, “suspensão das certezas”, “pesquisar com...”, “verdade-acontecimento”, “objetivação e subjetivação”, “atitude crítica”). Trata-se de uma pesquisa em busca da (re)potencialização da ideia de invenção (da infância) cuja atitude crítica implicasse não a pergunta pelo governo certo ou pela ausência de governo da infância, mas como não a governar assim, por essas pessoas, em nome destes princípios, em vista de tais objetivos e por meio de tais procedimentos.

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Pubblicato

2020-12-07

Come citare

Augsburger, L. G., Kraemer, C., & Sampaio, H. A. e S. (2020). Entre dois niilismos: uma arte acrobática para repontecializar a invenção na pesquisa sobre infância / Between two nihilisms: an acrobatic art to repotinalize the invention in research on childhood. CONJECTURA: Filosofia E educação, 25, e020002. https://doi.org/10.18226/21784612.v25.e020002

Fascicolo

Sezione

Artigos