Da revolução ao constitucionalismo: uma análise das propostas de escolarização de adultos em Portugal (1974-1986) / From revolution to constitutionalism: an analysis of the proposals for schooling adults in Portugal (1974-1986)

Autori

DOI:

https://doi.org/10.18226/21784612.v25.e020019

Abstract

O presente artigo pretende analisar as propostas de escolarização de adultos em Portugal, no período demarcado entre os anos de 1974 a 1986. As lutas sociais impulsionadas pela revolução de 25 de abril de 1974 potencializaram propostas de escolarização de adultos orientadas pelas concepções de mundo, pelos valores políticos e pelas tradições socioculturais da classe trabalhadora. Destaca-se a crítica à concepção reducionista, supletiva e aligeirada da escolarização de adultos, bem como a permanência de um ensino voltado para a adaptação dos sujeitos às exigências da produção capitalista. A intenção era de promover a dimensão educativa das práticas sociais, permitindo a elevação da consciência dos trabalhadores a um novo patamar de compreensão e de enfrentamento dos desafios e das perspectivas colocadas em termos da superação das desigualdades. Desse modo, o artigo se orienta pela seguinte questão: Como o processo revolucionário português marcou as propostas de escolarização de adultos, na recente história política da sociedade portuguesa? Especificamente, abordou-se a proposta de criação de um Subsistema de Educação de Adultos, que se constituiu no período da restauração constitucionalista, que se consolidou com a aprovação da Lei de Bases do Sistema de Ensino n. 46/1986. A análise foi desenvolvida com base na produção teórica e crítica do campo da educação de adultos em Portugal, tendo por referência suas formulações históricas e sociológicas. Trata-se de reconhecer que a educação de adultos não pode ser reduzida, aligeirada e negligenciada nos e pelos processos de escolarização. Ao contrário, suas reivindicações históricas, suas especificidades sociais e suas características políticas constituem-se em referência para a continuidade das lutas e proposições de escolarização de adultos.


 

Biografia autore

Rubens Luiz Rodrigues, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professor Associado III do Departamento de Educação da Faculdade de Educação da UFJF  

Riferimenti bibliografici

CANÁRIO, Rui. Estado e educação popular na revolução portuguesa. Revista Trabalho Necessário, ano 13, n. 21, p. 4-26, 2015. Disponível em: http://www.uff.br/trabalhonecessario/images/TN_21/1_Artigo.pdf.

CANÁRIO, Rui. Movimentos de moradores e educação popular na revolução portuguesa de 1974. Revista Trabalho Necessário, Rio de Janeiro, ano 12, n. 18, p. 1-16, 2014. Disponível em: http://www.uff.br/trabalhonecessario/images/TN%2018%20-%20art i g o % 2 0 d e % 2 0 d e m a n d a % 2 0 c o n t í n u a%20Rui%20Canário.pdf.

CANDEIAS, António et al. Alfabetização e escola em Portugal: os censos e as estatísticas. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2007.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 56. ed. Rio de Janeiro: Ed. Paz e Terra, 2014.

PORTUGAL, ME. Lei n. 46, de 14 de outubro de 1986. Dispõe sobre as bases do sistema educativo português. Disponível em: http://www.cm-cascais.pt/sites/default/files/anexos/gerais/new/l46-86.pdf.

RIBEIRO, Vasco. Os primeiros passos da comunicação política democrática em Portugal: a 5ª Divisão do MFA como motor da propaganda revolucionária no PREC. História. Revista da FLUP, Porto, IV Série, v. 4, p. 79-91, 2014. Disponível

em: http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/12911.pdf.

SILVA, Augusto Santos. Educação de adultos: educação para o desenvolvimento. Vila Nova de Gaia: Edições ASA/Clube do Professor, 1990. (Coleção em foco. Educação).

SILVA, Augusto Santos; ROTHES, Luís Areal. Educação de adultos. In: SILVA, Augusto Santos et al. A evolução do sistema educativo e o PRODEP. Lisboa: Edição do Departamento de Avaliação, Prospectiva e Planeamento do Ministério da Educação de Portugal, 1998. 3 v.

Pubblicato

2020-12-07

Come citare

Rodrigues, R. L. (2020). Da revolução ao constitucionalismo: uma análise das propostas de escolarização de adultos em Portugal (1974-1986) / From revolution to constitutionalism: an analysis of the proposals for schooling adults in Portugal (1974-1986). CONJECTURA: Filosofia E educação, 25, e020019. https://doi.org/10.18226/21784612.v25.e020019

Fascicolo

Sezione

Artigos