A influência da religião na legitimação do Estado através da obra de Maquiavel // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019002
Abstract
O presente artigo pretende demonstrar como a obra de Maquiavel elenca aspectos pertinentes sobre a relação entre religião e Estado, e como estes podem ser analisados através do ponto de vista da teoria política moderna. Suas contribuições relacionadas ao estudo da função política da religião, entendida como item essencial na manutenção, reconhecimento e solidez do Estado, levantam indagações indispensáveis para pensar a influência de determinados preceitos confessionais, relacionados ao poder eclesiástico, na formulação de uma moral política voltada para a obediência dos ditames de natureza religiosa, e que auxiliam no desenvolvimento de uma vírtu coletiva, elemento, segundo o autor, indispensável para o Estado. O artigo ainda procura explorar questões relacionadas ao método empregado por Maquiavel, e a sua busca pela “verdade efetiva das coisas”. Através desta preocupação, o autor elucida as questões religiosas pela capacidade que as mesmas possuem em influenciar a vida coletiva, influência que abrange as decisões dos cidadãos no que concerne aos temas políticos, garantindo a disciplina e, consequentemente, o fortalecimento do Estado. Assim, o autor de Florença reconhece a incumbência da doutrina religiosa e sua eficiência ao motivar o vivere civile.
Palavras-chave: Estado. Religião. Maquiavel. Política.
Riferimenti bibliografici
ADVERSE, Helton. Maquiavel: política e retórica. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 2009.
AMES, José Luiz. Religião e política no pensamento de Maquiavel. Revista Kriterion, Belo Horizonte, n. 113, p. 51-72, jun. 2006.
BERLIN, Isaiah. A originalidade de Maquiavel. Estudos sobre a humanidade: uma antologia de ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
BURCKHARDT, Jacob Christoph. A cultura do Renascimento na Itália: um ensaio. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
CHABOD, Federico. Escritos sobre Maquiavelo. México: Fondo de Cultura Económica, 1984.
MAQUIAVEL, Nicolau. O Príncipe. São Paulo: Ouro, 2000.
MAQUIAVEL, Nicolau. Comentários sobre a primeira década de Tito Livio. Brasília: Ed. da UnB, 1994.
TOMMASINI, Oreste. La vita e gli scritti di Niccolò Machiavelli nela loro relazione col machiavellismo. Bolonha: Il Mulino, 1999. v. 2.
WEFFORT, Francisco C. (Org.). Os clássicos da política 1. São Paulo: Ática, 2004.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
1. A publicação dos originais implicará a cessão dos direitos autorais à revista Conjectura.
2. Os textos não poderão ser reproduzidos sem autorização da revista depois de aceitos.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.