O homem como ser-no-mundo: repercussões pedagógicas da analítica existencial de Ser e Tempo // DOI: 10.18226/21784612.v23.n3.1

Autori

Abstract

O texto trata da exposição de alguns aspectos básicos da analítica existencial realizada por Martin Heidegger na obra Ser e tempo. O ponto de partida é o curso dado no semestre de verão de 1923: Hermenêutica da facticidade, no qual o filósofo antecipa muitas das descrições fenomenológicas presentes na analítica existencial de Ser e tempo. Em seguida, explicitam-se as estruturas ontológicas do homem como ser-aí (Dasein) cuja constituição fundamental é ser-nomundo, analisando as possíveis repercussões no campo da educação.

Palavras-chave: Filosofia. Fenomenologia. Hermenêutica. Educação.

Biografia autore

Wanderley Jose Ferreira Jr., Faculdade de Educação - Universidade Federal de Goiás

Graduado, Mestrado e doutorado em Fiflosofia - UNICAMP

Professor de Filosofia - FE-UFG.

Área de pesquisa - Filosofia, Educação, Teoria do conhecimento, Metafísica, Epistemologia das Ciências Humanas

Pubblicato

2018-12-26

Come citare

Ferreira Jr., W. J. (2018). O homem como ser-no-mundo: repercussões pedagógicas da analítica existencial de Ser e Tempo // DOI: 10.18226/21784612.v23.n3.1. CONJECTURA: Filosofia E educação, 23(3), 436–458. Recuperato da https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/5907

Fascicolo

Sezione

Artigos