Da ilusão à sedução: a crise do paradigma dominante e a emergência da pesquisa (auto)biográfica // DOI: 10.18226/21784612.v23.n3.7

Autori

  • Francisco das Chagas Silva Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Mossoró. http://orcid.org/0000-0002-9721-9812
  • Priscila Tiziana Seabra Silva Marques da Aliança IFRN

Abstract

A pesquisa (auto)biográfica tem conquistado estudiosos das mais diversas áreas, que advogam a potencialidade epistemológica desse método, embora ele ainda continue marginal ou ilusório para muitos acadêmicos. Nosso objetivo, neste artigo, é discutir como esse tipo de investigação se insere no que Boaventura de Sousa Santos denominou de “paradigma emergente” (1995). Buscamos, também, compreender como as histórias de vida e as narrativas de si têm transitado, nas últimas décadas, entre a desconfiança e a sedução. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que tem como ponto de partida os escritos de Santos (1995) acerca da crise do paradigma dominante e a emergência de novo paradigma, esste mais fluido, que aceita a subjetividade, critica a neutralidade da ciência e compreende que todo o conhecimento é também autoconhecimento. A aceitação, embora com algumas reservas, das pesquisas com histórias de vida na academia não é, senão, fruto dessa nova postura epistemológica.

Palavras-chave: Pesquisa (auto)biográfica. Paradigma emergente. Narrativas de si. História de vida.

Biografie autore

Francisco das Chagas Silva Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Mossoró.

Doutor em Educação (UFRN), professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino (IFRN/UERN/UFERSA) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (Mestrado Profissional em Rede Nacional). 

IFRN/Mossoró. 

Priscila Tiziana Seabra Silva Marques da Aliança, IFRN

Licenciada em Letras e mestra em Educação (IFRN). Professora do IFRN, Campus Parnamirim.

Pubblicato

2018-12-26

Come citare

Souza, F. das C. S., & Aliança, P. T. S. S. M. da. (2018). Da ilusão à sedução: a crise do paradigma dominante e a emergência da pesquisa (auto)biográfica // DOI: 10.18226/21784612.v23.n3.7. CONJECTURA: Filosofia E educação, 23(3), 561–578. Recuperato da https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/5756

Fascicolo

Sezione

Artigos