A duplicidade na educação da areté em "A República" e em "Protágoras" de Platão // DOI: 10.18226/21784612.v22.n2.06

Autori

  • Marcelo Barreira

Abstract

O artigo compara duas propostas de educação da areté nos textos de Platão: o “mito de Prometeu” no Protágoras (320 C-328 B) e o “mito da caverna” no Livro VII de A República. Isso se deve à ambiguidade do termo areté, que pode ser virtude moral ou competência. Esse debate se traduziu, acompanhando a terminologia de Francis Wolff, numa abordagem complementar da “verdade jurídica” defendida pelo personagem de Protágoras em contexto democrático, com a “competência técnica” do personagem Sócrates, na segunda perspectiva. Debate que acarreta, até hoje, respectivos desdobramentos pedagógicos.

Palavras-chave: Platão. Areté. Democracia. Competência. Educação.

Pubblicato

2017-06-26

Come citare

Barreira, M. (2017). A duplicidade na educação da areté em "A República" e em "Protágoras" de Platão // DOI: 10.18226/21784612.v22.n2.06. CONJECTURA: Filosofia E educação, 22(2), 320–341. Recuperato da https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/4623

Fascicolo

Sezione

Artigos