Educação à paz e em direitos humanos // Education for peace and human rights
Abstract
Educação em Direitos Humanos (EDH), como educação em valores e princípios éticos, é algo impostergável, especialmente na sociedade globalizada do século XXI. Mas não há como tratar de EDH senão a partir do contexto local. Assim, no texto, propomo-nos a: (1) apresentar alguns antecedentes relativos à EDH na América Latina, mostrando claramente que esta é uma contribuição social que teve um desenvolvimento e apresentou certas tensões e obstáculos; (2) refletir sobre o sentido e a significação da EDH; e, complementarmente, (3) fazer referência aos objetivos perseguidos pela EDH, entre os quais se identificará preferencialmente a formação do sujeito de direitos, trazendo à discussão elementos de ordem empírica observados no cotidiano das instituições educativas. O argumento que fundamenta a relação entre educação à paz e em direitos humanos centra-se na ideia do respeito à diferença e à diversidade como parte da experiência humana vivenciada em processos educativos escolares e não escolares. O recorte analítico do texto, sem desconsiderar a dimensão não formal e informal da educação, volta a reflexão ao papel da escola e a formação inicial e continuada dos professores como protagonistas essenciais para o conhecimento e respeito dos Direitos Humanos visando contribuir para a conquista da paz.Palavras-chave: Educação. Paz. Direitos Humanos. Educação escolar.Downloads
Come citare
Cescon, E., & Stecanela, N. (2015). Educação à paz e em direitos humanos // Education for peace and human rights. CONJECTURA: Filosofia E educação, 20(Espec), 85–100. Recuperato da https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/3652
Fascicolo
Sezione
Artigos
Licenza
1. A publicação dos originais implicará a cessão dos direitos autorais à revista Conjectura.
2. Os textos não poderão ser reproduzidos sem autorização da revista depois de aceitos.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.