Educação à paz e em direitos humanos // Education for peace and human rights
Abstract
Educação em Direitos Humanos (EDH), como educação em valores e princípios éticos, é algo impostergável, especialmente na sociedade globalizada do século XXI. Mas não há como tratar de EDH senão a partir do contexto local. Assim, no texto, propomo-nos a: (1) apresentar alguns antecedentes relativos à EDH na América Latina, mostrando claramente que esta é uma contribuição social que teve um desenvolvimento e apresentou certas tensões e obstáculos; (2) refletir sobre o sentido e a significação da EDH; e, complementarmente, (3) fazer referência aos objetivos perseguidos pela EDH, entre os quais se identificará preferencialmente a formação do sujeito de direitos, trazendo à discussão elementos de ordem empírica observados no cotidiano das instituições educativas. O argumento que fundamenta a relação entre educação à paz e em direitos humanos centra-se na ideia do respeito à diferença e à diversidade como parte da experiência humana vivenciada em processos educativos escolares e não escolares. O recorte analítico do texto, sem desconsiderar a dimensão não formal e informal da educação, volta a reflexão ao papel da escola e a formação inicial e continuada dos professores como protagonistas essenciais para o conhecimento e respeito dos Direitos Humanos visando contribuir para a conquista da paz.Palavras-chave: Educação. Paz. Direitos Humanos. Educação escolar.Downloads
How to Cite
Cescon, E., & Stecanela, N. (2015). Educação à paz e em direitos humanos // Education for peace and human rights. Conjectura: Filosofia E educação, 20(Espec), 85–100. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/3652
Issue
Section
ARTICLES
License
1. The publication of the originals will imply the assignment of copyright to Conjectura Journal.
2. Texts cannot be reproduced without authorization from the Journal after acceptance.