O pensamento crítico como ferramenta de defesa intelectual // Critical thinking as a tool of intellectual defense

Autori

  • Valdemir Guzzo Professor aposentado
  • Guilherme Brambatti Guzzo Universidade de Caxias do Sul

Abstract

A ideia de que o pensamento crítico deva estar no centro de qualquer atividade educacional tem sido proposta por filósofos da educação há muito tempo. Pensar criticamente, ou seja, avaliar ideias e argumentos de acordo com as razões e evidências apresentadas em suporte a eles, e ter o hábito de fazê-lo constantemente, isto é, possuir o espírito crítico, são consideradas características importantes para os indivíduos e para o bom funcionamento de uma sociedade democrática. No entanto, o pensamento crítico não parece ser uma instância cognitiva recorrente nos seres humanos, e por isso é necessário que ele seja fomentado e fortalecido através da educação, nas escolas e universidades. Os estabelecimentos de ensino, por sua vez, devem dedicar-se à implementação de uma cultura do pensamento que forneça estímulo constante ao desenvolvimento intelectual dos estudantes, para que assim eles sejam desafiados a estruturar argumentos adequadamente embasados para justificar as suas ideias, e tenham as habilidades e disposição necessárias para avaliar as afirmações a que forem apresentados, bem como as suas próprias crenças e ideias mais arraigadas. Uma cultura de pensamento nas escolas é possível através da inclusão de estratégias de ensino adequadas, que com o constante uso se constituam em rotinas de pensamento. Em uma época de grande fluxo de informação, em que asserções falsas são apresentadas frequentemente como verdades, o desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico e do espírito crítico nos estudantes pode fornecer a eles uma espécie de mecanismo de defesa contra a manipulação intelectual, além de proporcionar uma ferramenta importante para que os alunos entendam melhor o mundo e avaliem suas ideias e ações de modo mais razoável.

Palavras-chave: Pensamento crítico. Cultura do pensamento na escola. Espírito crítico.

Biografie autore

Valdemir Guzzo, Professor aposentado

Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Guilherme Brambatti Guzzo, Universidade de Caxias do Sul

Professor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde na Universidade de Caxias do Sul

Pubblicato

2014-11-10

Come citare

Guzzo, V., & Brambatti Guzzo, G. (2014). O pensamento crítico como ferramenta de defesa intelectual // Critical thinking as a tool of intellectual defense. CONJECTURA: Filosofia E educação, 20(1), 64–76. Recuperato da https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2746

Fascicolo

Sezione

Artigos