O pensamento crítico como ferramenta de defesa intelectual // Critical thinking as a tool of intellectual defense
Abstract
A ideia de que o pensamento crítico deva estar no centro de qualquer atividade educacional tem sido proposta por filósofos da educação há muito tempo. Pensar criticamente, ou seja, avaliar ideias e argumentos de acordo com as razões e evidências apresentadas em suporte a eles, e ter o hábito de fazê-lo constantemente, isto é, possuir o espírito crítico, são consideradas características importantes para os indivíduos e para o bom funcionamento de uma sociedade democrática. No entanto, o pensamento crítico não parece ser uma instância cognitiva recorrente nos seres humanos, e por isso é necessário que ele seja fomentado e fortalecido através da educação, nas escolas e universidades. Os estabelecimentos de ensino, por sua vez, devem dedicar-se à implementação de uma cultura do pensamento que forneça estímulo constante ao desenvolvimento intelectual dos estudantes, para que assim eles sejam desafiados a estruturar argumentos adequadamente embasados para justificar as suas ideias, e tenham as habilidades e disposição necessárias para avaliar as afirmações a que forem apresentados, bem como as suas próprias crenças e ideias mais arraigadas. Uma cultura de pensamento nas escolas é possível através da inclusão de estratégias de ensino adequadas, que com o constante uso se constituam em rotinas de pensamento. Em uma época de grande fluxo de informação, em que asserções falsas são apresentadas frequentemente como verdades, o desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico e do espírito crítico nos estudantes pode fornecer a eles uma espécie de mecanismo de defesa contra a manipulação intelectual, além de proporcionar uma ferramenta importante para que os alunos entendam melhor o mundo e avaliem suas ideias e ações de modo mais razoável.
Palavras-chave: Pensamento crítico. Cultura do pensamento na escola. Espírito crítico.
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