Il fatto educativo // The educational fact
Abstract
O academicismo trancafiou a Universidade na sua autorreferencialidade. Raramente se acha um jovem licenciado que descreve a importância e a utilidade dos próprios estudos superiores nas contingências novas que a vida e o trabalho o levam a enfrentar: a Universidade é “diferente” da vida. As ciências da educação, se assumissem claramente, também a partir do próprio estatuto, a concepção de serem “instrumentos” a entregar a mãos competentes, a pessoas autênticas e com rosto humano, poderiam oferecer uma grande contribuição à pessoa-educador como auxílio para o discernimento dos modos e das possibilidades de companhia à pessoaeducando no seu crescimento e no seu caminho não sisífico em direção à meta ideal! Contrariamente, acontece de ter de constatar quanto inútil para tal fim seja a competência que adquirem, melhor, quanto perniciosa é a ação que sai destes “educadores especializados”: um endurecimento geral, um achatamento indolente no cotidiano, a perda de toda idealidade, a inversãode toda realidade! Então tudo está perdido na sociedade cientificada? A resposta, estranha para muitos, mas verdadeira: a destruição não aconteceu pela persistência nela de costumes morais tradicionais na vida cotidiana das pessoas reais, as pessoas continuam vivendo e manifestando o mal-estar existencial e o desejo de algo que parece ter fugido, mas que não está completamente perdido. Tudo é possível, então, se nos pomos na perspectiva de busca humilde, leal e apaixonada das molas capazes de lançar o homem a desejar ir além do seu próprio presente atual, buscando caracterizar a própria tarefa educativa, não como atuação inteligente e interesseira deteorias na prática quotidiana, mas como encontro pessoal e real no qual cada um cresce e amadurece a sua personalidade: o encontro com pessoas verdadeiras e autênticas faz surgir o amor por esta humanidade e o desejo de transcendê-la como ideal e caminho de vida. A experiência de um encontro entre humanidades verdadeiras pode fazer renascer o ideal e despertar o desejo de realizá-lo.Downloads
Pubblicato
2013-11-29
Come citare
Carsillo, R. (2013). Il fatto educativo // The educational fact. CONJECTURA: Filosofia E educação, 19(1), 109–122. Recuperato da https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2352
Fascicolo
Sezione
Artigos
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