Il fatto educativo // The educational fact
Abstract
O academicismo trancafiou a Universidade na sua autorreferencialidade. Raramente se acha um jovem licenciado que descreve a importância e a utilidade dos próprios estudos superiores nas contingências novas que a vida e o trabalho o levam a enfrentar: a Universidade é “diferente” da vida. As ciências da educação, se assumissem claramente, também a partir do próprio estatuto, a concepção de serem “instrumentos” a entregar a mãos competentes, a pessoas autênticas e com rosto humano, poderiam oferecer uma grande contribuição à pessoa-educador como auxílio para o discernimento dos modos e das possibilidades de companhia à pessoaeducando no seu crescimento e no seu caminho não sisífico em direção à meta ideal! Contrariamente, acontece de ter de constatar quanto inútil para tal fim seja a competência que adquirem, melhor, quanto perniciosa é a ação que sai destes “educadores especializados”: um endurecimento geral, um achatamento indolente no cotidiano, a perda de toda idealidade, a inversãode toda realidade! Então tudo está perdido na sociedade cientificada? A resposta, estranha para muitos, mas verdadeira: a destruição não aconteceu pela persistência nela de costumes morais tradicionais na vida cotidiana das pessoas reais, as pessoas continuam vivendo e manifestando o mal-estar existencial e o desejo de algo que parece ter fugido, mas que não está completamente perdido. Tudo é possível, então, se nos pomos na perspectiva de busca humilde, leal e apaixonada das molas capazes de lançar o homem a desejar ir além do seu próprio presente atual, buscando caracterizar a própria tarefa educativa, não como atuação inteligente e interesseira deteorias na prática quotidiana, mas como encontro pessoal e real no qual cada um cresce e amadurece a sua personalidade: o encontro com pessoas verdadeiras e autênticas faz surgir o amor por esta humanidade e o desejo de transcendê-la como ideal e caminho de vida. A experiência de um encontro entre humanidades verdadeiras pode fazer renascer o ideal e despertar o desejo de realizá-lo.Downloads
Published
2013-11-29
How to Cite
Carsillo, R. (2013). Il fatto educativo // The educational fact. Conjectura: Filosofia E educação, 19(1), 109–122. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2352
Issue
Section
ARTICLES
License
1. The publication of the originals will imply the assignment of copyright to Conjectura Journal.
2. Texts cannot be reproduced without authorization from the Journal after acceptance.