As aulas de ciências: convocando para as identidades científicas // Science classes: calling up for scientific identities

Autori

  • Moisés Alves de Oliveira Universidade Estadual de Londrina
  • Aline de Moura Mattos Universidade Estadual de Londrina

Abstract

Esse trabalho é fruto de uma dissertação de mestrado e tem por objetivo apresentar alguns resultados acerca de como estudantes de um 7º ano do Ensino Fundamental, de um colégio particular da cidade de Londrina-PR, negociaram ativamente significados identitários científicos em aulas de Ciências. Acompanhamos, numa perspectiva etnometodológica, atividades realizadas nas aulas de ciências durante oito meses, entre 2010 e 2011. Neste texto, trataremos especificamente das formas como os estudantes buscam “colocar em perigo” a estabilidade da aula e a própria estabilidade da identidade científica ao produzirem episódios de negociações, de dúvidas e de deslocamentos em relação à normalidade das posições de sujeito. Ao imergir nesse campo de ações, percebemos que a tática dos estudantes fazia-os convocados a assumirem determinadas posições que punham em suspenso o mito da origem da Ciência fundante e se constituírem como sujeitos em um processo em andamento, cambiante e em constante negociação.

Biografia autore

Moisés Alves de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina

Professor de Metodologias e Práticas de Ensino no Departamento de Química da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e no Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática na mesma Universidade. Coordena atualmente o Grupo de Estudos Culturais das Ciências e da educação (GECCE), desenvolvendo pesquisas e de orientações em temáticas na área pós-estruturalista dos estudos de ciências.

Pubblicato

2013-07-25

Come citare

Oliveira, M. A. de, & Mattos, A. de M. (2013). As aulas de ciências: convocando para as identidades científicas // Science classes: calling up for scientific identities. CONJECTURA: Filosofia E educação, 157–173. Recuperato da https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2122