Tecnologias virtuais na educação incidindo no universo simbólico do professor // Digital technologies in education and the teacher’s symbolic universe
Abstract
O presenta artigo se constitui em um estudo interpretativo a respeito dos efeitos da inserção maciça de tecnologias conectadas à rede mundial de computadores, em nossa cultura. Celebradas a ponto de se alastrarem comoobjeto de desejo por toda a parte, essas tecnologias, sobretudo as mídias móveis, têm se tornado ubíquas e não há um único segmento da sociedade que não tenha sido tocado por essa inserção. A educação formal em nossopaís, por meio de políticas públicas como o Programa Nacional de Tecnologia Educacional – Proinfo, procurou introduzir nas escolas da rede recursos para agregar qualidade ao nosso ensino básico, sabidamente precário. Entretanto a iniciativa se depara com resistências de toda a sorte, tanto por parte de gestores quanto de professores. Esse artigo pondera sobre essas resistências procurando ultrapassas questões, tais como falta de capacitação dos gestores, incidência de problemas técnicos ou mera falta interesse nas tecnologias. Busca pistas dessa oposição silenciosa a partir das alteraçõespromovidas pela “virtualidade” na relação simbólica do sujeito com o meio, incidindo na esfera de sua identidade.Downloads
Pubblicato
2013-04-24
Come citare
Rita Sartore, A., & Prado, E. C. do. (2013). Tecnologias virtuais na educação incidindo no universo simbólico do professor // Digital technologies in education and the teacher’s symbolic universe. CONJECTURA: Filosofia E educação, 18(1), 150–163. Recuperato da https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2045
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Artigos
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