A formação de professores nas políticas públicas de inclusão digital: o programa UCA-Erechim (RS) // The training of teachers in the public policies of digital inclusion: the UCA-Erechim (RS) program

Autori

  • Marcus Vinícius Maltempi UNESP - Universidade Estadual Paulista
  • Adriana Richit

Abstract

Nesse artigo analisamos alguns aspectos do Programa Um Computador por Aluno (UCA), recentemente implantado na rede municipal de ensino de Erechim (RS), buscando apresentar reflexões sobre as possibilidades desse Programa à formação docente e lançando luzes para as implicações dessa formação nos processos de ensino e aprendizagem e na promoção da inclusão digital na escola pública. Nosso estudo sinaliza que a inclusão digital tornou-se desafio e compromisso no referido município, ao tempo que a formação tecnológica de professores é entendida como prioridade para que essa inclusão se concretize. O estudo mostra que mudanças estruturais e pedagógicas são vislumbradas pelos professores, os quais sugerem a necessidade de formação tecnológica contínua para que possam mudar suas práticas, e, ainda, que a inclusão digital é entendida pelos gestores e docentes como via para a qualificação dos processos de ensino e aprendizagem. Para tanto, entendemos que o processo de inclusão digital precisa fomentar novas formas de conhecimento e participação social para professores e estudantes.

Pubblicato

2013-04-24

Come citare

Maltempi, M. V., & Richit, A. (2013). A formação de professores nas políticas públicas de inclusão digital: o programa UCA-Erechim (RS) // The training of teachers in the public policies of digital inclusion: the UCA-Erechim (RS) program. CONJECTURA: Filosofia E educação, 18(1), 17–41. Recuperato da https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2036

Fascicolo

Sezione

Artigos