As diferentes manifestações da juventude na escola: uma visão dos impasses e das perspectivas

Autori

  • Mariane Brito da Costa

Abstract

     Este artigo dialoga com autores que estudam a temática juventude e escola, problematizando a função da escola como locus de  socialização. Parte do pressuposto de que muitos problemas  enfrentados pelos jovens na escola é resultado de uma realidade em que as culturas juvenis, caracterizadas por determinadas formas de comportamento, como, gostos, atitudes, estilo de vida, forma de ser, vestir, dançar, falar, se divertir e se relacionar não podem se fazer presentes. Em virtude disso, analisa a desarticulação da escola com as perspectivas dos jovens, ao acharem-na desinteressante por não contemplar seus anseios e suas necessidades e tampouco reconhecer a realidade em que estão inseridos. Parte da concepção de que a escola deve contemplar espaços e situações que promovam experiências de sociabilidade. Busca uma reflexão acerca do papel da escola diante das tensões e dos dilemas juvenis.

Come citare

Costa, M. B. da. (2010). As diferentes manifestações da juventude na escola: uma visão dos impasses e das perspectivas. CONJECTURA: Filosofia E educação, 15(1). Recuperato da https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/185

Fascicolo

Sezione

Artigos