As diferentes manifestações da juventude na escola: uma visão dos impasses e das perspectivas
Abstract
Este artigo dialoga com autores que estudam a temática juventude e escola, problematizando a função da escola como locus de socialização. Parte do pressuposto de que muitos problemas enfrentados pelos jovens na escola é resultado de uma realidade em que as culturas juvenis, caracterizadas por determinadas formas de comportamento, como, gostos, atitudes, estilo de vida, forma de ser, vestir, dançar, falar, se divertir e se relacionar não podem se fazer presentes. Em virtude disso, analisa a desarticulação da escola com as perspectivas dos jovens, ao acharem-na desinteressante por não contemplar seus anseios e suas necessidades e tampouco reconhecer a realidade em que estão inseridos. Parte da concepção de que a escola deve contemplar espaços e situações que promovam experiências de sociabilidade. Busca uma reflexão acerca do papel da escola diante das tensões e dos dilemas juvenis.Downloads
How to Cite
Costa, M. B. da. (2010). As diferentes manifestações da juventude na escola: uma visão dos impasses e das perspectivas. Conjectura: Filosofia E educação, 15(1). Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/185
Issue
Section
ARTICLES
License
1. The publication of the originals will imply the assignment of copyright to Conjectura Journal.
2. Texts cannot be reproduced without authorization from the Journal after acceptance.