Para além de qualquer princípio educativo: a educação escolar como processo de construção do saber // Beyond any educative principle: the school education as a process of construction of knowledge

Autori

  • Rogério Rodrigues Universidade Federal de Itajubá

Abstract

O objetivo desse artigo é analisar a hipótese de que a educação escolar se constitui por diversas práticas que se encontram para além de qualquer princípio educativo. O “processo educativo” é uma tentativa de o educador delimitar uma interação com o educando e circunscrever modos específicos de transmissão do saber. No caso desse estudo temos como método a revisão bibliográfica em autores que permitem conceituar aquilo que se pode conceituar como “educação sem fundamentos”. Portanto, em nossa conclusão partimos da suposição oposta com grande parte dos educadores que buscam estabelecer o controle no campo das relações humanas que se estabelecem em sala de aula. Grandes partes da transmissão dos conteúdos podem ocorrer sem muita clareza teórica por parte dos educadores e o educandos aprendem por mecanismos adversos – para além de qualquer princípio educativo.

Biografia autore

Rogério Rodrigues, Universidade Federal de Itajubá

Graduado em Educação Física - Unesp (1987). Mestre em Educação - Unicamp (1997). Doutor em Educação - Unicamp (2004).

Pubblicato

2013-07-29

Come citare

Rodrigues, R. (2013). Para além de qualquer princípio educativo: a educação escolar como processo de construção do saber // Beyond any educative principle: the school education as a process of construction of knowledge. CONJECTURA: Filosofia E educação, 18(3), 89–106. Recuperato da https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1836

Fascicolo

Sezione

Artigos