Noções introdutórias sobre a ética das virtudes aristotélica
Abstract
Não é possível ter pleno desenvolvimento da virtude moral e,consequentemente, uma boa educação sem entender o uso da razão e dos recursos metodológicos que orientam à ação moral. A partir de conceitos da ética aristotélica, seu método e sua finalidade, o objetivo deste estudo é apontar à necessidade de compreendê-los adequadamente para poder indicar possíveis contribuições para o debate em torno da necessidade de formação moral e ética nos ambientes educativos. "Saber viver", para além do conhecimento científico e mesmo do conhecimento do bem, significa desenvolver habilidades de deliberar bem, de escolha acertada no rumo da
vida, visando sempre ao melhor dos bens: a felicidade. Isso exige entender a estrutura e as funções das partes anímicas responsáveis pelo ato moral da proposta aristotélica, cuja tarefa da filosofia prática é ensinar a "agir bem" e tornar os homens bons e virtuosos e, consequentemente, verdadeiros cidadãos.
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Come citare
Sangalli, I. J., & Stefani, J. (2012). Noções introdutórias sobre a ética das virtudes aristotélica. CONJECTURA: Filosofia E educação, 17(3), 49–68. Recuperato da https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1796
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Artigos
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