Noções introdutórias sobre a ética das virtudes aristotélica
Abstract
Não é possível ter pleno desenvolvimento da virtude moral e,consequentemente, uma boa educação sem entender o uso da razão e dos recursos metodológicos que orientam à ação moral. A partir de conceitos da ética aristotélica, seu método e sua finalidade, o objetivo deste estudo é apontar à necessidade de compreendê-los adequadamente para poder indicar possíveis contribuições para o debate em torno da necessidade de formação moral e ética nos ambientes educativos. "Saber viver", para além do conhecimento científico e mesmo do conhecimento do bem, significa desenvolver habilidades de deliberar bem, de escolha acertada no rumo da
vida, visando sempre ao melhor dos bens: a felicidade. Isso exige entender a estrutura e as funções das partes anímicas responsáveis pelo ato moral da proposta aristotélica, cuja tarefa da filosofia prática é ensinar a "agir bem" e tornar os homens bons e virtuosos e, consequentemente, verdadeiros cidadãos.
Downloads
How to Cite
Sangalli, I. J., & Stefani, J. (2012). Noções introdutórias sobre a ética das virtudes aristotélica. Conjectura: Filosofia E educação, 17(3), 49–68. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1796
Issue
Section
ARTICLES
License
1. The publication of the originals will imply the assignment of copyright to Conjectura Journal.
2. Texts cannot be reproduced without authorization from the Journal after acceptance.