Considerações acerca da Educação Infantil: história, representações e formação docente
Abstract
O presente artigo tem como objetivo chamar a atenção para ahistoricidade do sujeito, em especial daquele atuante na educação de crianças pequenas. Para tanto, parte do levantamento da trajetória histórica da Educação Infantil no Brasil, analisando os avanços e desafios dessa modalidade educacional. Como foco de debate é discutida a posição da Educação Infantil na sociedade e na cultura e as representações culturais sobre a mulherprofessora no processo de construção de sua identidade profissional. O texto é finalizado abordando as repercussões de tais representações no ser e agir docente e as possibilidades de ação no contexto da formação inicial e continuada, a fim de amenizar tais influências, com vistas à qualidade do trabalho pedagógico.
Downloads
Come citare
de Souza, M. C. A. R., & Kreutz, L. (2010). Considerações acerca da Educação Infantil: história, representações e formação docente. CONJECTURA: Filosofia E educação, 15(1). Recuperato da https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/174
Fascicolo
Sezione
Artigos
Licenza
1. A publicação dos originais implicará a cessão dos direitos autorais à revista Conjectura.
2. Os textos não poderão ser reproduzidos sem autorização da revista depois de aceitos.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.