Considerações acerca da Educação Infantil: história, representações e formação docente
Abstract
O presente artigo tem como objetivo chamar a atenção para ahistoricidade do sujeito, em especial daquele atuante na educação de crianças pequenas. Para tanto, parte do levantamento da trajetória histórica da Educação Infantil no Brasil, analisando os avanços e desafios dessa modalidade educacional. Como foco de debate é discutida a posição da Educação Infantil na sociedade e na cultura e as representações culturais sobre a mulherprofessora no processo de construção de sua identidade profissional. O texto é finalizado abordando as repercussões de tais representações no ser e agir docente e as possibilidades de ação no contexto da formação inicial e continuada, a fim de amenizar tais influências, com vistas à qualidade do trabalho pedagógico.
Downloads
How to Cite
de Souza, M. C. A. R., & Kreutz, L. (2010). Considerações acerca da Educação Infantil: história, representações e formação docente. Conjectura: Filosofia E educação, 15(1). Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/174
Issue
Section
ARTICLES
License
1. The publication of the originals will imply the assignment of copyright to Conjectura Journal.
2. Texts cannot be reproduced without authorization from the Journal after acceptance.