Pesquisa e pós-graduação em educação: o sentido político e pedagógico da formação // Research and Post-Graduation in Education: the political and pedagogical meaning of the training

Autori

  • Maria Isabel da Cunha UNISINOS

Abstract

A reflexão sobre o papel formativo da pesquisa no âmbito dos programas de pós-graduação em educação é o objeto deste texto. Usando como referência o pensamento filosófico de autores como Vieira Pinto (1979) e Freire (1982) valoriza o diálogo como referente da interlocução que redunda em produção de conhecimento e se vincula diretamente à noção de comunidade, construindo, portanto, comunidades discursivas. O caminho escolhido para articular essa reflexão, elegeu as vivências no cotidiano de Programas de Pós-Graduação como eixo da análise. A experiência vem apontando rumos e tendências presentes na cultura de formação. A organização dos PPGs em Linhas de Pesquisa favorece a produção coletiva e pode produzir significativos processos de formação acadêmica.

Pubblicato

2013-07-25

Come citare

Cunha, M. I. da. (2013). Pesquisa e pós-graduação em educação: o sentido político e pedagógico da formação // Research and Post-Graduation in Education: the political and pedagogical meaning of the training. CONJECTURA: Filosofia E educação, 33–47. Recuperato da https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1704