Aspectos da educação da criança na história da filosofia da educação: a perspectiva de filósofos e educadores // Aspects of children's education in the history of philosophy of education: the perspective of philosophers and educators

Autori

  • Heraldo Aparecido Silva Universidade Federal do Piauí (UFPI)
  • Fernanda Antônia Barbosa da Mota Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Abstract

Este trabalho tem por objetivo apresentar diferentes concepções sobre a educação das crianças na perspectiva de filósofos e educadores, considerados como alguns dos autores mais representativos no estudo do tema. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico, fundamentada na construção de conhecimentos oriundos das contribuições de autores clássicos e contemporâneos, além de estudos posteriores feitos por estudiosos e pesquisadores sobre as idéias de tais autores. Esse procedimento é necessário porque nem todos os autores trataram sistematicamente do tema em questão, mas apenas abordaram-no esporadicamente em aforismos, ensaios e proposições. Assim, teremos seqüencialmente o estudo e a interpretação de algumas idéias encontradas nas obras Platão, Montaigne, Descartes, Locke, Rousseau, Kant, Vygotsky, Dewey, Piaget e Lipman. A partir da compreensão dos avanços e retrocessos no estudo da educação da criança defendemos a necessidade e a relevância do estudo dessa temática no âmbito acadêmico, particularmente, na disciplina filosofia da educação, pois conforme acreditamos, a mesma constitui um dos principais campos teóricos na contribuição para a formação de futuros educadores.

Biografie autore

Heraldo Aparecido Silva, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professor de Filosofia da Educação na Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Fernanda Antônia Barbosa da Mota, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Doutoranda e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Professora de Filosofia da Educação na Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Pubblicato

2013-07-03

Come citare

Silva, H. A., & Mota, F. A. B. da. (2013). Aspectos da educação da criança na história da filosofia da educação: a perspectiva de filósofos e educadores // Aspects of children’s education in the history of philosophy of education: the perspective of philosophers and educators. CONJECTURA: Filosofia E educação, 18(2), 65–77. Recuperato da https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1378

Fascicolo

Sezione

Artigos