Aspectos da educação da criança na história da filosofia da educação: a perspectiva de filósofos e educadores // Aspects of children's education in the history of philosophy of education: the perspective of philosophers and educators
Abstract
Este trabalho tem por objetivo apresentar diferentes concepções sobre a educação das crianças na perspectiva de filósofos e educadores, considerados como alguns dos autores mais representativos no estudo do tema. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico, fundamentada na construção de conhecimentos oriundos das contribuições de autores clássicos e contemporâneos, além de estudos posteriores feitos por estudiosos e pesquisadores sobre as idéias de tais autores. Esse procedimento é necessário porque nem todos os autores trataram sistematicamente do tema em questão, mas apenas abordaram-no esporadicamente em aforismos, ensaios e proposições. Assim, teremos seqüencialmente o estudo e a interpretação de algumas idéias encontradas nas obras Platão, Montaigne, Descartes, Locke, Rousseau, Kant, Vygotsky, Dewey, Piaget e Lipman. A partir da compreensão dos avanços e retrocessos no estudo da educação da criança defendemos a necessidade e a relevância do estudo dessa temática no âmbito acadêmico, particularmente, na disciplina filosofia da educação, pois conforme acreditamos, a mesma constitui um dos principais campos teóricos na contribuição para a formação de futuros educadores.Downloads
Published
2013-07-03
How to Cite
Silva, H. A., & Mota, F. A. B. da. (2013). Aspectos da educação da criança na história da filosofia da educação: a perspectiva de filósofos e educadores // Aspects of children’s education in the history of philosophy of education: the perspective of philosophers and educators. Conjectura: Filosofia E educação, 18(2), 65–77. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1378
Issue
Section
ARTICLES
License
1. The publication of the originals will imply the assignment of copyright to Conjectura Journal.
2. Texts cannot be reproduced without authorization from the Journal after acceptance.