TEMPO, GOVERNAMENTALIDADE E AUTORRESPONSABILIZAÇÃO NA DOCÊNCIA
Parole chiave:
Docência, Governamentalidade, Neoliberalismo, Cuidado de si, Contraconduta, Tempo.Abstract
No contexto neoliberal, no qual imperam a cultura da auditoria e da meritocracia, a lógica do empreender-se a si mesmo e a visão de educação como mercadoria, convivemos com o mal-estar dentro e fora da docência. Nesse panorama, este artigo objetiva problematizar a racionalidade neoliberal vigente dentro e fora das salas de aula. Trata-se de uma análise discursiva de depoimentos de três professores de ensino superior sobre o cuidado (de si), a partir de ferramentas teórico-analíticas de Foucault, com o intuito de apontar em que medida os efeitos de sentido da responsabilização do sujeito por suas escolhas emergem em seus depoimentos. A análise remete-nos à presença dos modos de objetivação, por exemplo, às técnicas (pós-)modernas de gestão do tempo, qualidade muito apreciada no contexto neoliberal, na incessante busca da produtividade, da eficácia/eficiência e do empreendedorismo de si. Porém, a análise também sinalizou o desejo de cuidar(-se) mais e melhor, sendo a boa gestão do tempo vista pelos professores como uma das formas de realizá-lo. Embora tais estratégias estejam permeadas de/por técnicas neoliberais de governamentalidade, visando, de diversas maneiras, a conduzir nossas condutas, não objetivamos criticá-las, mas apenas descortinar de que maneira o uso de técnicas de gestão do tempo, paradoxalmente necessárias para (con/sobre)viver no mundo contemporâneo, nos conduzem de forma sub-reptícia. Nesse contexto, o cuidado de si, como entendido por Michel Foucault, no sentido de invenção de novas formas de vida poderia emergir como possibilidade de produzir contracondutas, apostando na relação consigo como uma alternativa, uma forma de resistência diante do poder, cuidado este, por vezes, sufocado pela competitividade generalizada que nos governa.
Riferimenti bibliografici
BALL, S. J. Subjectivity as a site of struggle: refusing neoliberalism? British Journal of Sociology of Education, 37:8, p. 1129-1146, 2016.
BAUMAN, Z. O mal-estar da Pós-modernidade. Trad. GAMA, M.; GAMA, C. M. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.
BOCCHETTI, A; BUENO, B.O. Figurações do Preparo: da ética grega à formatividade contemporânea. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 1, e80961, 2019. http://dx.doi.org/10.1590/2175-623680961.
BIRMAN, J. Mal-estar na atualidade: a psicanálise e as novas formas de subjetivação. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.
CASTRO, E. Vocabulário de Foucault: um percurso pelos seus temas, conceitos e autores. Trad. Ingrid Müller Xavier. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.
COSTA, S. S. G. Governamentalidade neoliberal, Teoria do capital humano e empreendedorismo. Educação&Realidade, 34(2), maio/ago. 2009, p. 171-186.
DARDOT, P.; LAVAL, C. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. Trad. Mariana Echalar. São Paulo: Boitempo, 2016.
FIMYAR, O. Governamentalidade como ferramenta conceitual na pesquisa de políticas educacionais. Educação & Realidade, v. 34, n. 2, maio/ago. 2009.
FOUCAULT, M. Resumo dos cursos do Collège de France (1970-1982). Trad. Andréa Daher. Rio de Janeiro: Zahar, 1997.
FOUCAULT, M. Segurança, Território, População: curso dado no Collège de France (1977/1978). Trad. Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
FOUCAULT, M.. Hermenêutica do sujeito. 3ª ed., Trad. Márcio Alves da Fonseca.; Salma Tannus Muchail. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
HADOT, P. Exercícios espirituais e filosofia antiga. Trad. Flavio Fontenelle Loque e Loraine Oliveira. São Paulo: É Realizações Editora, Livraria e Distribuidora Ltda., 2014.
HAN, B. C. Sociedade do cansaço. 2. ed. ampliada. Trad. Enio Paulo Giachini. Petrópolis-RJ: Vozes, 2017.
ORLANDI, E. P. Análise do discurso: princípios e procedimentos. 8ª Ed, Campinas, SP: Pontes, 2009.
ORTEGA, F. Amizade e estética da existência em Foucault. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1999.
PETERS, M. Governamentalidade neoliberal e educação. In: SILVA, T. S. (Org.) O sujeito da Educação: estudos foucaultianos. 8.ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
REVEL, J. Michel Foucault: conceitos essenciais. Trad. Carlos Piovezani Filho; Nilton Milanez. São Carlos: Claraluz, 2005.
ROSE, N. Powers of Freedom: reframing political thought. 9 ed. Cambridge: Cambridge University Press, 2010.
SAROLDI, N. O mal-estar na civilização: as obrigações do desejo na contemporaneidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
1. A publicação dos originais implicará a cessão dos direitos autorais à revista Conjectura.
2. Os textos não poderão ser reproduzidos sem autorização da revista depois de aceitos.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.