ENSAIO SOBRE O TEMPO EM PAULO FREIRE E EDGAR MORIN: CAMINHANTES EM DIÁLOGO COM A EDUCAÇÃO
Parole chiave:
Paulo Freire, Edgar Morin, Tempo, EducaçãoAbstract
Como dizer da importância de uma obra filosófica para o pensamento planetário? Cremos que pelo valor que ela agrega a cada novo presente, possibilitando outras formas de sentir, pensar e habitar as diversas experiências da vida, entre elas a da educação. Neste artigo, nosso objetivo é trazer à tona as potencialidades das obras de Paulo Freire e Edgar Morin no tocante à relação entre temporalidades e educação. Utilizamos da metodologia com base na pesquisa bibliográfica (SALVADOR, 1978) para mapeamos a concepção de tempo nas obras de Freire e Morin. O pensamento do patrono da educação brasileira dá ênfase ao devir das temporalidades vividas pelos sujeitos e da História, ambos entendidos enquanto inacabamento que possibilita o engendramento de inéditos viáveis. Por sua vez, o pensamento do filósofo francês busca, a partir da crítica do pensamento cartesiano, propor a complexidade enquanto aquilo que é tecido junto, entrelaçando, assim, vida e conhecimento. O excesso da vivência do tempo cronológico nas relações, vem se materializando na busca insaciável do ter através da própria exploração de si, pela imagem de chefe em potencial, cujas relações vão ficando esgotadas, e fugidias, e a educação vai se inclinando a apenas repetir um currículo que atenta às demandas mercadológicas. Chegamos à conclusão de que existe um elo filosófico de concepção do tempo que fundamenta as reflexões sobre esta categoria nas obras de Paulo Freire e Edgar Morin, que nos dão a pensar que outras formas de experienciar o tempo são urgentes na e para a educação atual. Inspirando-nos nas ideias de Freire (1982, 2007, 2014, 2015, 2016, 2019) e Morin (2003, 2008, 2010, 2014), sinalizamos possibilidades de ressignificação do tempo na contemporaneidade, pensando-o não como futuro esvaziado de presente que se coloca a serviço da produção, mas como atenção ao presente enquanto potência que permite esperançar na educação.
Riferimenti bibliografici
BERGSON, Henri. Oeuvres. Édition du Centenaire. 5eédition. Paris: PUF, 1991.
BERGSON, Henri. Ensaio sobre os dados imediatos da consciência. São Paulo: Edipro, 2020.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1982.
FREIRE, Paulo. Cartas a Cristina: reflexões sobre minha vida e minha práxis. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2019.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 38. ed. São Paulo: Paz & Terra, 2014.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 54. ed. São Paulo: Paz & Terra, 2016.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. 22. Ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2015.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 46. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2005.
FREIRE, Paulo; GUIMARÃES, Sérgio. Aprendendo com a própria história. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Paz e Terra, 2010.
FREIRE, Paulo; HORTON, Myles. O caminho se faz caminhando: Conversas sobre educação e mudança social. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2019.
MORIN, Edgar. O âmago da questão. Lisboa: Edições Piaget, 1969.
MORIN, Edgar. Meu caminho. Entrevistas com Djénane Kareh Tager. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.
MORIN, Edgar. Meus Demônios. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
MORIN, Edgar. Meus filósofos. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2014.
MORIN, Edgar. O método 1: A natureza da natureza. Porto Alegre: Sulina, 2008.
MORIN, Edgar. Para onde vai o mundo? Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
MORIN, Edgar; DÍAZ, Carlos Jesús Delgado. Reinventar a educação: abrir caminhos para a metamorfose da humanidade. São Paulo: Palas Athenas, 2016.
SALVADOR, A. D. Métodos e técnicas de pesquisa bibliográfica: elaboração e relatório de estudos científicos. Porto Alegre: Sulina, 1978.
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
1. A publicação dos originais implicará a cessão dos direitos autorais à revista Conjectura.
2. Os textos não poderão ser reproduzidos sem autorização da revista depois de aceitos.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.