A EDUCAÇÃO MORAL NO JOVEM PIAGET: POSIÇÃO ATIVA DO EDUCANDO E MEDIAÇÃO FORMATIVA DO EDUCADOR

Autori

  • Claudio Almir Dalbosco Universidade de Passo Fundo, Programa de Pós-graduação em Educação
  • Luciana Oltramari Cezar Universidade de Passo Fundo, Programa de Pós-graduação em Educação
  • Luciana Maria Schmidt Rizzi Universidade de Passo Fundo

Parole chiave:

Educação moral, Infância, Heteronomia, Autonomia Respeito

Abstract

O ensaio procura investigar a ideia de educação moral defendida por Jean Piaget em sua conferência intitulada “Os procedimentos de educação moral”, proferida em Paris, no ano de 1930. Concentra-se em reconstruir o núcleo central apresentado pelo autor, ou seja, a tensão entre a dupla moralidade e a ambiguidade entre heteronomia e autonomia que constitui a moralidade infantil e que se alicerça em sentimentos de respeito opostos, de unilateralidade e de reciprocidade. Ocupa-se também em confrontar os procedimentos típicos da educação tradicional com os procedimentos próprios da educação progressiva que impulsionam a posição ativa do educando para a construção dos aspectos da internalização da lei e da possibilidade das relações de cooperação e respeito pelo outro nos grupos de convivência, especialmente no período da infância. Destaca a necessária presença do adulto, como aquele que exerce o papel de mediação na relação entre ele, a criança e o mundo, principalmente do professor na educação infantil pela compreensão do domínio psicológico da infância, para pensarmos por que a criança age, como ela age e de que forma age. Por fim, conclui procurando mostrar a atualidade desta reflexão do jovem Piaget para os nossos dias, mesmo se passando quase um século, revelando a importância da releitura dos clássicos para a reflexão, compreensão e intervenção em problemáticas educacionais atuais. Sua crítica ao autoritarismo inerente à determinada concepção de educação moral serve ainda como resistência ao conservadorismo autoritário atual e, ao mesmo tempo, para reestabelecer os laços cooperativos e solidários proporcionados pela ampla tradição da educação moral autônoma, oferecendo as condições intelectuais e psicológicas necessárias para o desenvolvimento saudável e o ingresso autônomo na sociedade adulta.   

Biografie autore

Claudio Almir Dalbosco, Universidade de Passo Fundo, Programa de Pós-graduação em Educação

Possui graduação em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (1990), especialização em Epistemologia das Ciências Sociais pela Universidade de Passo Fundo (1992), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996), doutorado em Filosofia pela Universität Kassel - Alemanha (2001), pós-doutorado pelo Núcleo Direito e Democracia (NDD) do CEBRAP (2013). Professor titular da Universidade de Passo Fundo, atuando no curso de Filosofia e no PPG em Educação e pesquisador do CNPq. Orienta em mestrado e doutorado. Tem experiência na área de Filosofia, Filosofia da Educação, Teorias do Conhecimento e Teorias Educacionais . Eixos temáticos de investigação: Iluminismo e pedagogia, com ênfase em Rousseau e Kant; formação humana, cuidado de si, reconhecimento e pensamento pós-humanista, com ênfase em pensadores contemporâneos como Martin Heidegger, Michel Foucault e Axel Honneth. Conceitos nucleares: ação humana, ação pedagógica, formação humana, formação pedagógica, reconhecimento, educação natural, liberdade moral e maioridade. Possui publicados vários livros, capítulo de livros e artigos em periódicos nacionais e internacionais, com destaque para: Kant & A Educação (2011); Educação natural em Rousseau: das necessidade da criança e dos cuidados do adulto (2011); Die sprachliche Kosntitution des Selbst (Self) und die pädagogische Handlung (2014); Condição humana e educação do amor próprio em Rousseau (2016);Uma leitura não-tradicional de Johann Friedrich Herbart: Autogoverno pedagógico e posição ativa do educando (2018); Conditio humana und tugendhafte Willensbildung: Untiefen der Anerkennung bei Rousseau und Honneth (2018); John Dewey como leitor de Jean-Jacques Rousseau: o problema da formação das capacidades humanas (2019).

Luciana Oltramari Cezar, Universidade de Passo Fundo, Programa de Pós-graduação em Educação

Graduação em Psicologia - Habilitação em formação de psicólogo (1992). Mestrado em Educação (2020). Doutorado iniciado em 2020. Possui formação em psicanálise. Psicanalista de adultos, adolescentes e crianças. Fundadora e diretora do PROJETO Associação Cientifica de Psicanálise e Humanidades (1999), exercendo também as funções de Coordenação de Seminários para psicanalistas em formação, Coordenação do Núcleo de Infância e Educação, supervisão sistemática dos alunos que estão em formação em Psicanálise e participação na Comissão de Ensino. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica e Escolar, com supervisão e formação de profissionais de Saúde e Educação na área da Infância. Atua principalmente na área da clínica infantil e na educação, onde pesquisa os seguintes temas: infância, intervenção precoce com bebês e crianças pequenas, educação infantil, relação professor - aluno, dificuldades de aprendizagem, psicologia do desenvolvimento, constituição psíquica, processos de subjetivação na primeira infância, detecção precoce, estimulação e intervenção precoce, intervenção pais - bebê. Membro da Rede Bebê e coordenadora do Núcleo de Passo Fundo. Coordenadora do Seminário Interdisciplinar sobre a primeira infância. Pesquisadora nos grupos de pesquisa: Psicanálise e Interfaces; NUPEFE e Formação humana e exercício de si. Fundadora e proprietária da Clínica Interdisciplinar da Criança.

Luciana Maria Schmidt Rizzi, Universidade de Passo Fundo

Professora e diretora de escola, da rede estadual da educação básica do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e doutoranda em educação pela Universidade de Passo Fundo.

Riferimenti bibliografici

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CALVINO, Ítalo. Por que ler os clássicos. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

CARVALHO, José Sérgio Fonseca de. Construtivismo. Uma pedagogia esquecida da escola. Porto Alegre: ARTMED, 2002.

DALBOSCO, Claudio Almir. Educação e condição humana na sociedade atual. Formação humana, formas de reconhecimento e intersubjetividade de grupo. Curitiba: Appris Editora, 2021.

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YOUNISS, James. Soziale Konstruktion und psychische Entwicklung. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1994.

Pubblicato

2023-11-24

Come citare

Dalbosco, C. A., Cezar, L. O., & Schmidt Rizzi, L. M. (2023). A EDUCAÇÃO MORAL NO JOVEM PIAGET: POSIÇÃO ATIVA DO EDUCANDO E MEDIAÇÃO FORMATIVA DO EDUCADOR. CONJECTURA: Filosofia E educação, 28, e023015. Recuperato da https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/10637

Fascicolo

Sezione

Artigos