Religião e educação: elementos para a autotransformação do ser humano

Auteurs-es

  • Amarildo Luiz Trevisan Universidade Federal de Santa Maria http://orcid.org/0000-0002-3575-4369
  • Gary Camargo da Luz Acadêmico do curso Licenciatura em Ciência da Religião, Universidade Federal de Santa Maria

DOI :

https://doi.org/10.18226/21784612.v26.e021042

Résumé

Esta ilustração tem por objetivo apresentar as contribuições da religião, como alerta, para o distanciamento aos diversos tipos de criminalidade. Identifica quais benefícios que a experiência religiosa - mais especificamente, os sentimentos de fé e religiosidade - traz para a pessoa que se encontra em situação de conflito com a lei e à margem da sociedade devido a  atos cometidos contra às normas estabelecidas para a convivência harmônica da sociedade. Além disso, procura apresentar fatores sociais imbricados com a situação delituosa, ou seja, elementos que podem contribuir para que o indivíduo se incline para a desventura. Na execução do presente estudo, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, a partir da consulta a livros e artigos científicos, teses e monografias afins sobre o tema. Além disso, buscou-se problematizar tais situações a partir das ilustrações do francês René Girard (1990), o qual apresenta suas teorias do desejo mimético e do bode expiatório. Há também respaldo em outros autores, entre eles Friedrich Nietzsche (2014), Karl Marx (1983) e Jessé Souza (2018). Por conseguinte, apresenta várias contribuições que a religião pode promover a pessoas que se encontram em situação de criminalidade, como também procurou identificar o papel da religião dentro de uma sociedade. Desta forma, o texto visa expor algumas das contribuições da religião que foram encontradas na pesquisa bibliográfica realizada, afim de compreender como o sentimento de fé e religiosidade pode beneficiar as pessoas de um modo geral, mas também àquelas que hoje, por determinados motivos, encontram-se em situação desfavorável, ou seja, em situação de delinquência e também aqueles que podem estar inclinados a atos considerados antissociais.

 

Bibliographies de l'auteur-e

Amarildo Luiz Trevisan, Universidade Federal de Santa Maria

Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Profoessor Colaborador do PPGE da UCS. pesquisador PQ-1D - CNPq. Graduado em Filosofia (FAFINC), mestre em Filosofia (UFSM), Doutor em Educação (UFRGS) e pós-doutor em Humanidades pela Universidade Carlos III (UC3M), da Comunidade de Madri. Publicou ou organizou vários livros e artigos sobre Filosofia e Educação, com destaque: Filosofia e Educação: mímesis e razão comunicativa (Unijuí, 2000); Pedagogia das Imagens Culturais: da formação cultural à formação da opinião pública (Unijuí, 2002); Terapia de Atlas: pedagogia e formação docente na pós-modernidade (Edunisc, 2004); Reconhecimento do Outro: teorias filosóficas e formação docente (Mercado de Letras, 2014). É coordenador do Grupo de Pesquisa Formação Cultural, Hermenêutica e Educação e pesquisador do Grupo Racionalidade e Formação. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSM (2012, 2013). Atua na área de Filosofia da Educação em suas interfaces com a formação de professores e a pesquisa educacional na perspectiva da hermenêutica e da teoria crítica. Interessa-se pelos seguintes temas relacionados à Filosofia e à Educação: imagem, reconhecimento, formação, catástrofe e violência. Email: amarildo1.trevisan@gmail.com

 

Gary Camargo da Luz, Acadêmico do curso Licenciatura em Ciência da Religião, Universidade Federal de Santa Maria

Acadêmico do curso Licenciatura em Ciência da Religião, Universidade Federal de Santa Maria 

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Publié-e

2021-12-06

Comment citer

Trevisan, A. L., & da Luz, G. C. (2021). Religião e educação: elementos para a autotransformação do ser humano. CONJECTURA: Filosofia E educação, 26, e021042. https://doi.org/10.18226/21784612.v26.e021042

Numéro

Rubrique

Dossiê: ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA EM PAULO FREIRE.