A formação do si mesmo e a mestria socrática em Pierre Hadot // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019033

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Résumé

O objetivo deste ensaio é retomar a importância vital que a formação ética do sujeito tem frente à condição frágil e vulnerável do ser humano. Essa finalidade é, aqui, pensada a partir da leitura que Pierre Hadot faz da Filosofia Antiga e, especialmente, da figura de Sócrates. Nos propomos a investigar a noção de “diálogo socrático” enquanto um exercício espiritual que o faz ser autor de sua própria formação. Assim, o diálogo pode ser entendido como um princípio pedagógico-formativo suficientemente eficiente para deslocar a preocupação com o conhecimento para a preocupação com o sujeito do conhecimento. Sem esse deslocamento, a formação ética do sujeito mantem-se fragilizada.

Palavras-chave: Formação humana. Diálogo. Exercício espiritual. Formação
ética.


Références

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2019-12-19

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Rossetto, M. da S. (2019). A formação do si mesmo e a mestria socrática em Pierre Hadot // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019033. CONJECTURA: Filosofia E educação, 24, e019033. Consulté à l’adresse https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/7349

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