Direitos humanos na educação: superar os desafios

Auteurs-es

  • Karen Franklin

Résumé

Resumo:

Este artigo apresenta reflexões sobre as dificuldades e os desafios da educação diante da questão dos direitos humanos. São apresentados alguns aspectos fundamentais para reflexão: o princípio de universalidade dos direitos humanos e o papel da filosofia no esclarecimento da experiência ética e da cidadania. Apresentamos algumas concepções necessárias para a conquista do conceito de humanidade através da convivência ética e pacífica. A reflexão sobre os direitos humanos como uma forma de apresentar modos de pensar as relações entre o universal e o individual a partir da diversidade.

Palavras-chave:

Direitos humanos.Educação. Filosofia.

Abstract:

This article presents reflections about the difficulties and challenges of Education related to the human rights. Some primordial factors are presented for reflection: the pillar of the universality of the human rights, the function of philosophy on the clarification in relation to the ethics experience and citzenship. We present some conceptions that are necessary to the acquisition of the concept of humanity through the ethic and peaceful convivence. The reflection about human rights as a form to present ways of thinking the relations between the universal and the personal, starting with diversity.

Keywords:

Human rights. Education.Philosophy.

Téléchargements

Comment citer

Franklin, K. (2010). Direitos humanos na educação: superar os desafios. CONJECTURA: Filosofia E educação, 14(3). Consulté à l’adresse https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/37

Numéro

Rubrique

Artigos