Multirreferencialidade e o pensar filosófico em sala de aula: elementos para uma desconstrução do ensino de Filosofia tradicional // Multireferentiality and the philosophical thinking in the classroom: elementos for a deconstruction of traditional ...

Auteurs-es

  • Francisco Ramos Neves UERN

Résumé

O presente artigo tem como finalidade discutir e apresentar elementos para uma desconstrução do conceito tradicional de ensino de filosofia à luz da abordagem multirreferencial, contextualizando os motivos filosóficos que atestam a falência conceitual do uso do termo “ensino” para explicar as práticas filosóficas em educação. Metodologicamente apresentamos a proposta de uma nova abordagem dessas práticas a partir da demonstração da problemática multirreferencial. A abordagem multirreferencial foi aprofundada por Jacques Ardoino, da Universidade de Vincennes (Paris VIII), desenvolvida no âmbito da educação e das ciências humanas em geral, que surge para redefinição do fazer pedagógico em sala de aula, em contraposição aos procedimentos tradicionais adotados. A abordagem multirreferencial para ser aplicada ao processo filosófico no contexto escolar requer uma ruptura radical com a tradição fundamentada pelo imperativo do racionalismo instrumental em seu discurso e prática.

Palavras-chave: Multirreferencialidade. Complexidade. Filosofia da educação. Desconstrução.

Biographie de l'auteur-e

Francisco Ramos Neves, UERN

Professor de filosofia do Departamento de Filosofia da UERN. Doutor em Filosofia (Programa integrado de filosofia - UFPE-UFPB-UFRN)

Téléchargements

Publié-e

2015-07-31

Comment citer

Neves, F. R. (2015). Multirreferencialidade e o pensar filosófico em sala de aula: elementos para uma desconstrução do ensino de Filosofia tradicional // Multireferentiality and the philosophical thinking in the classroom: elementos for a deconstruction of traditional . CONJECTURA: Filosofia E educação, 20(3), 161–180. Consulté à l’adresse https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/3311

Numéro

Rubrique

Artigos