Multirreferencialidade e o pensar filosófico em sala de aula: elementos para uma desconstrução do ensino de Filosofia tradicional // Multireferentiality and the philosophical thinking in the classroom: elementos for a deconstruction of traditional ...

Authors

  • Francisco Ramos Neves UERN

Abstract

O presente artigo tem como finalidade discutir e apresentar elementos para uma desconstrução do conceito tradicional de ensino de filosofia à luz da abordagem multirreferencial, contextualizando os motivos filosóficos que atestam a falência conceitual do uso do termo “ensino” para explicar as práticas filosóficas em educação. Metodologicamente apresentamos a proposta de uma nova abordagem dessas práticas a partir da demonstração da problemática multirreferencial. A abordagem multirreferencial foi aprofundada por Jacques Ardoino, da Universidade de Vincennes (Paris VIII), desenvolvida no âmbito da educação e das ciências humanas em geral, que surge para redefinição do fazer pedagógico em sala de aula, em contraposição aos procedimentos tradicionais adotados. A abordagem multirreferencial para ser aplicada ao processo filosófico no contexto escolar requer uma ruptura radical com a tradição fundamentada pelo imperativo do racionalismo instrumental em seu discurso e prática.

Palavras-chave: Multirreferencialidade. Complexidade. Filosofia da educação. Desconstrução.

Author Biography

Francisco Ramos Neves, UERN

Professor de filosofia do Departamento de Filosofia da UERN. Doutor em Filosofia (Programa integrado de filosofia - UFPE-UFPB-UFRN)

Published

2015-07-31

How to Cite

Neves, F. R. (2015). Multirreferencialidade e o pensar filosófico em sala de aula: elementos para uma desconstrução do ensino de Filosofia tradicional // Multireferentiality and the philosophical thinking in the classroom: elementos for a deconstruction of traditional . Conjectura: Filosofia E educação, 20(3), 161–180. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/3311

Issue

Section

ARTICLES