Análise dos Museus e Centros Culturais Virtuais como mediadores entre sujeitos e o conhecimento // Analysis of Virtual Museums and Cultural Centers as mediators between subjects and knowledge

Auteurs-es

  • Daniel Mill UFSCar - Universidade Federal de São Carlos
  • Jorge Luiz Pierobon UFSCar - Universidade Federal de São Carlos

Résumé

Esse trabalho analisa os museus e centros culturais virtuais (MCCV) em suas funções de interação e mediação entre o sujeito e o conhecimento. Partindo da caracterização dos MCCV como forma objetiva da relação sujeito-conhecimento, foram escolhidas oito experiências de MCCV para avaliação técnica e pedagógica. Com base na literatura avaliação de softwares e ambientes computacionais, criou-se uma matriz taxonômica para a análise de cada MCCV. Como resultados, o estudo indicou que há experiências de museus e centros culturais muito bem elaboradas e com bom potencial de apoio à construção do conhecimento por seus usuários. Todavia, observou-se que essas experiências ainda carecem de melhorias para melhor atendimento aos usuários, particularmente aqueles portadores de alguma deficiência. Na sociedade atual, marcada pelo uso intensivo das tecnologias digitais e da escrita (Sociedade Grafocêntrica Digital), os MCCV apresentam-se como ambientes essenciais para experiências ciberculturais.

Palavras-chave: Museus Virtuais. Centros Culturais Virtuais. Mediação. Sociedade Grafocêntrica Digital.

Bibliographies de l'auteur-e

Daniel Mill, UFSCar - Universidade Federal de São Carlos

Professor Associado do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), onde também atua como Gestor de Eduacaçao a Distância.

 

Jorge Luiz Pierobon, UFSCar - Universidade Federal de São Carlos

Mestre em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal de São Carlos.

Téléchargements

Publié-e

2015-03-22

Comment citer

Mill, D., & Pierobon, J. L. (2015). Análise dos Museus e Centros Culturais Virtuais como mediadores entre sujeitos e o conhecimento // Analysis of Virtual Museums and Cultural Centers as mediators between subjects and knowledge. CONJECTURA: Filosofia E educação, 20(2), 202–222. Consulté à l’adresse https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/3192

Numéro

Rubrique

Artigos