(Des)construções filosóficas sobre o Brincar

Auteurs-es

Mots-clés :

Brincar, Criança, Pedagogia, Filosofia, Currículos.

Résumé

Viver e brincar estão diretamente associados para a criança. Aprender e desenvolver, ainda que inconscientemente, também. Do ponto de vista da Filosofia e da Pedagogia, o brincar está diretamente relacionado comas noções de consciência, alteridade e práxis, o que significa refletir que é pelo brincar que o sujeito tem a sua primeira experiência autônoma com o prazer da vida em seu inconstante devir. Como parte de uma pesquisa qualitativa desenvolvida no biênio 2019-2020 entre pedagogos(as) em formação de uma Faculdade de Educação, este artigo tem como objetivo evidenciar o brincar como uma ação que humaniza a criança, que ludicamente a ensina e que se constitui como uma prática de liberdade, pelo que, deve ser plenamente exercido e não meramente constar nos marcos legais como um direito da criança. Trata-se de uma revisão de literatura cujos resultados empíricos apresentados e discutidos são provenientes da referida pesquisa que, ancorada em uma abordagem qualitativa, valeu-se dos procedimentos de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo. Como desfecho principal deste texto, constata-se uma carência da exploração da temática do brincar durante o percurso formativo dos participantes, uma vez que apenas 8% do total de horas que compõem o currículo se destinam a essa discussão. Para mudar essa realidade curricular, urge, pelos elaboradores e mediadores dos currículos proclamados e praticados, a compreensão do brincar como dimensão fundamental da vida da criança.

Bibliographies de l'auteur-e

Daniel Cardoso Alves, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutor em Educação. Mestre em Ciências Ambientais. Especialista em Análise do Espaço Geográfico. Geógrafo. Pedagogo. Filósofo. Professor da Universidade do Estado de Minas Gerais.

Joyce Lucerna Amaral, Universidade do Estado de Minas Gerais

outora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG). Mestre em Educação (Ciências da Educação com ênfase em Supervisão Pedagógica) pela Universidade Técnica de Lisboa - Portugal (2007), mestrado reconhecido no Brasil pela Faculdade de Educação / UFMG (2008). Especialista em Psicologia da Educação com ênfase em Psicopedagogia preventiva pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2005). Licenciada e bacharel em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000). Professora efetiva da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) no curso de Pedagogia na Faculdade de Educação em Belo Horizonte.

Nilzilene Imaculada Lucindo, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutora (2023) e Mestra (2015) em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP, é Especialista em Gestão de Pessoas com ênfase em Pedagogia Empresarial (2005) e Gestão Contemporânea da Educação Escolar (2007) pelo Centro de Estudos e Pesquisas Educacionais de Minas Gerais (CEPEMG) e em Supervisão, Orientação e Inspeção Escolar (2012) pelo Instituto Superior Tupi (IST / SOCIESC). Possui graduação, Bacharelado em Secretariado Executivo Bilíngüe pelo Centro Universitário Newton Paiva (2003) e Licenciatura em Pedagogia pela UFOP (2010). Cursou o Ensino Normal (Magistério de 1 Grau) e também é habilitada para o exercício de Secretário de Escola. 

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Publié-e

2025-04-07

Comment citer

Alves, D. C., Amaral, J. L., & Lucindo, N. I. (2025). (Des)construções filosóficas sobre o Brincar. CONJECTURA: Filosofia E educação, 29(1). Consulté à l’adresse https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/11596