Embrutecimento ou emancipação: A relação entre professor e aluno em sala de aula a partir de diferentes enquadramentos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18226/21784612.v26.e021034

Resumen

Neste artigo, nosso objetivo é desenvolver o seguinte questionamento: Na relação entre professor e aluno em sala de aula, é possível, através do reconhecimento mútuo, romper com o princípio da desigualdade das inteligências, que produz o embrutecimento, em prol de uma educação para a emancipação? De início, principalmente, a partir de Judith Butler (EUA, 1956), descrevemos o processo de reconhecimento mútuo e buscamos mostrar que, tanto nas relações entre professor e aluno como em outras possíveis conjunturas, o reconhecimento mútuo ocorre mediante determinadas normas que condicionam os modos de reconhecimento. Em seguida, com Jacques Rancière (Argélia, 1940), focamos o princípio da desigualdade das inteligências que, de acordo com o filósofo franco-argelino, se faz presente como verdade inquestionável ou crença inabalável na relação entre mestre e aprendiz. Situada dentro do enquadramento da desigualdade das inteligências, a relação entre professor e aluno se configura em duplas polarizadas, de modo que temos, de um lado, o professor posto como sábio, sujeito ativo, explicador e capaz de usar sua própria inteligência; e, do outro, o aluno tido como ignorante, espectador passivo, incapaz de aprender por si mesmo e sempre dependente do mestre explicador. Em tais termos, o reconhecimento mútuo entre eles se torna impossível. Por fim, postulamos, ainda, a partir de Rancière, o princípio da igualdade das inteligências e ensaiamos a possibilidade de ruptura com o princípio da desigualdade das inteligências, em prol de uma educação comprometida, não com o embrutecimento e a submissão da inteligência do aprendiz àquele mestre, mas com a emancipação de ambos, compreendidos, daí por diante, como interatores, iguais em inteligência na sala de aula.

Palavras-chave: Reconhecimento. Enquadramento. Embrutecimento. Emancipação

Biografía del autor/a

Wanderley Cardoso Oliveira, Universidade Federal de São João del Rei - MG.

Doutor em Filosofia pela UFRJ e professor dos Programas de Pós-graduação em Educação e Filosofia da Universidade Federal de São João del Rei - MG.

Samara Almeida de Oliveira, Universidade Federal de São João del Rei - MG.

Mestranda em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São João del Rei - MG.

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Publicado

2021-10-19

Cómo citar

Oliveira, W. C., & Oliveira, S. A. de. (2021). Embrutecimento ou emancipação: A relação entre professor e aluno em sala de aula a partir de diferentes enquadramentos. CONJECTURA: Filosofia E educação, 26, e021034. https://doi.org/10.18226/21784612.v26.e021034

Número

Sección

Artigos