Um pensamento pedagógico emergente das práticas educativas como humanização e diferença // Emergent pedagogical thinking of educational practices as humanization and difference

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18226/21784612.v25.e020020

Resumen

Este trabalho apresenta uma proposta para pensar nas práticas educativas como humanização e diferença. Diante disso, põe em questão que muitos dos conhecimentos sobre educação advêm de processos de elaboração que têm pouca ou quase nenhuma relação com práticas educativas. Por isso, posiciona-se pela crítica à postura que submete a educação aos diversos discursos que circulam nas ciências da educação, superando os fundamentos humanistas modernos e o entendimento de educação como lugar de produção de determinadas subjetividades e/ou identidades. Ao contrário disso, assumindo uma atitude propositiva, as práticas educativas serão abordadas como lugar de formação humana, entendendo a humanização como um conceito aberto, cuja definição não pode ser descrita antes e fora das práticas educativas. Além disso, esta proposta argumenta em favor da diferença e/ou da pluralidade do ser humano, ou seja, deve ser aceito que a educação ainda é um processo pelo qual os indivíduos são formados de acordo com suas potencialidades, e que essas são construídas durante o processo educativo.

Palavras-chave: Práticas educativas. Humanização. Singularidades. Diferenças.

 

Biografía del autor/a

Luiz Artur dos Santos Cestari, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduado em Pedagogia (1997), Mestre em Educação (2000) e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco, atualmente é Professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia da qual está vinculado como professor desde 2000, acumula experiência em gestão e avaliação institucionais e de cursos, assim como de programas especiais de formação, tendo exercido funções de coordenação de curso de pedagogia, de programas de formação de docentes, gerência acadêmica e pró-reitoria de graduação da UESB, assim como membro de conselho superior da universidade. No atual momento, desenvolve pesquisa sobre a circulação de ideias no campo educacional no Brasil e orienta pesquisas em dois programas de pós-graduação: o PPGEd/UESB (Programa de Pós-Graduação em Educação) e o PPGCA/UESB (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais). É membro associado à ANPED (Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação), GT - Filosofia da Educação, à Philosophy of Education Society- USA, assim como membro do corpo editorial (editorial board) e chefe editor convidado (Chief Guest Editor) da revista American Journal of Educational Research. Além disso, coordena projeto aprovado em Chamada MCTIC/CNPq Nº 28/2018 - Universal/Faixa B - De R$ 0,00 a R$ 60.000,00   

Citas

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Publicado

2020-12-07

Cómo citar

Cestari, L. A. dos S. (2020). Um pensamento pedagógico emergente das práticas educativas como humanização e diferença // Emergent pedagogical thinking of educational practices as humanization and difference. CONJECTURA: Filosofia E educação, 25, e020020. https://doi.org/10.18226/21784612.v25.e020020

Número

Sección

Artigos