Espaços outros que convivem nas escolas: heterotopias / Other spaces in the schools – heterotopias

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18226/21784612.v25.e020017

Resumen

Este ensaio tem por objetivo pensar a escola como espaço vivo, produtor de heterotopias, conceito abordado por Foucault (2000, 2001, 2013). As heterotopias, na perspectiva de Foucault (2013), são espaços outros que convivem no espaço instituído, nos espaços de invenção que não podem ser
controlados, justamente por não estarem previstos. Foram primeiramente pensadas como um efeito de linguagem, conforme encontramos no prefácio de As palavras e as coisas, obra publicada em 1966. O conceito é retomado em suas conferências radiofônicas (1966 e 1967), publicadas em 1984 com o título Des espaces autres, e ainda postumamente, em 2009, no livro O corpo utópico, heterotopias. A partir dessa noção, a escrita que aqui se apresenta é um convite a pensar a escola como um lugar heterotópico. Um espaço do fora no espaço do dentro. Um entrelugares, povoado de encontros e potências ativados, capazes de inventar espaços outros no próprio espaço do instituído pela força do que nos leva a pensar e a perceber o mundo de outros modos, com outras lentes. Trata-se, assim, de viver de outros modos nos espaços que já existem. Criar no espaço da escola, da universidade, espaços outros, heterotopias que possibilitem movimentos, espaços livres de pensamento. Isso envolve um deslocamento de olhar para o espaço, para as coisas, para a vida: criar um espaço de resistência dentro de um espaço instituído. Portanto, não se trata de criar utopicamente outra escola, nem qualquer outro espaço educativo, nem mesmo um espaço de existência, mas talvez de fazer outra escola na própria escola.

 

Biografía del autor/a

Deborah vier Fischer, Escola Projeto - Porto Alegre/RS

Possui graduação em Pedagogia, com habilitação em pré-escola pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989) e especialização em Educação Psicomotora pela FAPA (2000). Foi professora concursada do município de Porto Alegre, de 2003 a 2008, atuando em escolas, em turmas de educação infantil, e na SMED (Secretaria Municipal de Educação). Atualmente é coordenadora pedagógica geral da Escola Projeto, em Porto Alegre. Trabalha proximamente à direção, famílias, alunos(as) da educação infantil e do ensino fundamental I e, especialmente, na formação constante de docentes e da equipe de coordenadoras da escola. Foi professora nesta mesma instituição até o ano de 2008, alternando turmas de educação infantil e de ensino fundamental (antigas 1ª a 4ª séries). Suas áreas de maior interesse estão voltadas aos estudos contemporâneos sobre arte e educação, pautadas nas leituras de teóricos como Nietzsche, Foucault e Deleuze. Realizou várias disciplinas como aluna PEC na UFRGS, buscando ampliar os referenciais teóricos em relação aos seus interesses de pesquisa. Defendeu o mestrado em educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação, PPGEDU/UFRGS, na linha de pesquisa Arte, Linguagem e Currículo, sob a orientação da professora doutora Luciana Gruppelli Loponte, em outubro de 2014. Seu tema de pesquisa esteve relacionado aos encontros entre arte contemporânea e educação dentro do espaço escolar, a partir de conversas com artistas visuais e professoras da educação básica. É doutora em educação, dentro da mesma linha de pesquisa e sob a orientação de Luciana Gruppelli Loponte, tendo defendido sua tese em junho de 2019. Teve como interesse de pesquisa pensar a escola em suas minoridades, na relação com três linhas de força que emergiram dos materiais analisados: a arte, o estranho, o mínimo. É membro do ArteVersa, grupo de estudo e pesquisa em arte e docência (UFRGS/CNPq) e do grupo de pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM/CNPq/Univates).  

Angelica Vier Munhoz, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica, PUCRS (1987); Mestrado (2003) e Doutorado (2009) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com estágio doutoral (Capes) na Université Paris VIII (Vincennes Saint Denis), Departements de Arts, Philosophie et Esthétique, Pós-doutorado na USP. Atualmente é professora Titular da Universidade do Vale do Taquari - Univates atuando nos cursos de graduação em Pedagogia e Psicologia e no Programa de Pós-graduação - Mestrado e Doutorado em Ensino e Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas. É líder do Grupo de pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM/Univates/CNPq) e integra o Grupo de pesquisa Escrileituras da diferença em Filosofia-educação (UFRGS/CNPq. Atua na área de educação com ênfase em currículo, aprendizagem, corpo e Filosofia da diferença

  

Citas

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Publicado

2020-12-07

Cómo citar

Fischer, D. vier, & Munhoz, A. V. (2020). Espaços outros que convivem nas escolas: heterotopias / Other spaces in the schools – heterotopias. CONJECTURA: Filosofia E educação, 25, e020017. https://doi.org/10.18226/21784612.v25.e020017

Número

Sección

Artigos