A educação como produto e o trabalho docente // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019024

Autores/as

Resumen

O artigo discute o trabalho docente em instituições de educação superior, a partir das mudanças na conjuntura da educação superior marcada pelo processo de mundialização do capital, da ofensiva neoliberal pós crise de 2008 e a reestruturação produtiva, levando à ruína de direitos sociais conquistados, além do processo de mercantilização e produtivismo neste espaço que tem levado ao trabalho docente elementos estranhos à educação, como meritocracia, o cumprimento de metas, a avaliação quantitativa da ciência e que parece ter estimulado a concorrência intra e extra-institucional.

Palavras-chave: Trabalho docente. Educação como produto. Mercantilização.

 

Biografía del autor/a

Everaldo Cescon, Universidade de Caxias do Sul

Pós-doutor em filosofia. Doutor em Teologia. Professor no PPG-Mestrado em Filosofia, Universidade de Caxias do Sul

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Publicado

2019-12-19

Cómo citar

Cescon, E. (2019). A educação como produto e o trabalho docente // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019024. CONJECTURA: Filosofia E educação, 24, e019024. Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/7698

Número

Sección

Artigos