Cartografia social: produção de experiências de uma estética da educação
DOI:
https://doi.org/10.18226/21784612.v25.dossie.10Resumen
Este artigo aborda o conceito de Cartografia Social no contexto
da Educação, compreendendo que essa pode ser uma ferramenta potente
neste campo. Ainda: interessa compreender de que modo a Arte e a dimensão
estética são capazes de ser utilizadas como ferramenta nesse mesmo contexto.
Assim, o objetivo deste texto é entender de que modo a cartografia social é
capaz de potencializar a construção de uma Estética da Educação. A discussão
é apresentada a partir de três seções distintas que irão explorar o tema em
questão. A primeira seção apresenta o conceito de Cartografia Social,
estratégia metodológica de pesquisa-intervenção que visa a construir mapas
vivos e fluxos de vida, apresentando a composição de territórios existenciais
na sua dinamicidade e multiplicidade. A segunda seção busca demonstrar de que modo a experiência, na perspectiva da Cartografia Social, produz sujeito e objeto em meio ao seu processo, permitindo, assim, que possamos pensar a produção de modos de vida que tenham como intenção fazer dessa uma obra de arte. Para isso, utilizamos o conceito foucaultiano de “cuidado de si” como exercício de produção de uma vida que se pretenda obra de arte. Por fim, na terceira seção, apresentamos a ideia de Cartografia Social como dispositivo à produção de uma Estética da Educação. Para exemplificar tal possibilidade, apresentamos uma cartografia realizada com crianças, na qual desenharam um personagem fictício do seu bairro. Constatamos que a experiência de desenhar e de criar o personagem em si, oferecem a oportunidade de cartografar outros mundos possíveis a partir do exercício imaginativo, possibilitando a composição de uma Estética da Educação.
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