Interpretação do modelo social de deficiência a partir do conceito de normalidade de Canguilhem

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18226/21784612.v25.dossie.18

Resumen

Este estudo apresenta uma abordagem aproximativa entre as discussões propostas pelo modelo social de deficiência e as concepções filosóficas do médico e filósofo Georges Canguilhem. A partir dos conceitos de doença, patologia, anomalia, normalidade e anormalidade, busca-se aqui, atualizar a discussão dialogando com as preposições do modelo social de deficiência. Elegemos como referencial teórico a obra O normal e o patológico, de Georges Canguilhem e as contribuições de Débora Diniz na obra O que é deficiência; além disso, uma busca na plataforma Google acadêmico foi feita com os seguintes descritores: normal – anormal – norma – normalidade – deficiência. Foram feitas as seguintes associações de descritores: normal/deficiência, anormal/deficiência, norma/deficiência e normalidade/deficiência. Após a leitura dos resumos, constatamos que quatro textos encontrados tratam da temática abordada neste artigo, portanto, fizemos a opção de integrá-los ao referencial teórico deste estudo. Espera-se que essa abordagem aproximativa possibilite uma reflexão a respeito do conceito de normalidade, distanciando-o da deficiência, e assim, aumentando as possibilidades de alcançarmos uma sociedade cada vez mais inclusiva.

  

Biografía del autor/a

Naim Rodrigues de Araújo, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

Mestrando em Educação e Docência pela Universidade Federal de Minas Gerais, possui pós graduação em Educação Especial e Inclusiva pelo Instituto Pedagógico Universal e Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é Técnico administrativo em Educação na Universidade Federal de Minas Gerais. E-mail: naim@ufmg.br.  

Charles Moreira Cunha, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

Doutor em Educação  pela Universidade Federal de Minas Gerais, Professor adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, atualmente é coordenador do Mestrado Profissional na linha de pesquisa Trabalho e Educação.  

Citas

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Publicado

2020-04-15

Cómo citar

Araújo, N. R. de, & Cunha, C. M. (2020). Interpretação do modelo social de deficiência a partir do conceito de normalidade de Canguilhem. CONJECTURA: Filosofia E educação, 25, 308–331. https://doi.org/10.18226/21784612.v25.dossie.18