Constituição de impulsos lúdicos pela educação estética de docentes: um olhar schilleriano // Processes of constitution of ludic impulses through aesthetic education of pedagogues in the university: a schillerian look
DOI:
https://doi.org/10.18226/21784612.v25.e020028Resumen
Este texto reflete sobre possibilidades de educação estética na universidade como necessidade premente à formação inicial de docentes, mais especificamente de pedagogos, no sentido da ampliação e do aperfeiçoamento de sua percepção estética, aliadas ao desenvolvimento de uma postura atenta aos contextos sócio-históricos vivenciados. Nessa direção, problematiza sobre quais dispositivos pedagógicos podem ser acionadores de impulsos lúdicos na formação de docentes, sob a luz das concepções de Schiller (2009, 2011). Dentre outras contribuições teóricas, o texto cita ainda Freire (1996), que tece importantes considerações sobre as relações entre estética e ética na formação de professores, e que, a nosso ver, o
aproxima das ideias de Schiller; Snyders (1995), que trata do espaço universitário como locus privilegiado para se gerar a alegria cultural, energia necessária à aprendizagem diversificada e enriquecedora do repertório científico-cultural dos estudantes; Moraes e Therrien (2018) que refletem sobre a necessidade de ampliação do repertório cultural dos docentes; e Moura (2012) que aponta à maleabilidade pedagógica do professor como exigência de um perfil flexível e complexo. O trabalho constitui um estudo bibliográfico imerso no campo da filosofia da educação, guiado, entretanto, por reflexões amparadas em experimentações estético-pedagógicas vivenciadas, em processos de formação inicial docente, no âmbito de uma universidade pública estadual brasileira. Com o estudo, infere-se que à universidade cabe o papel decisivo de garantir e estimular o acesso a experiências estéticas que tanto ampliem o repertório artístico-cultural de estudantes como também neles favoreça a criação de impulsos lúdicos, tornando-os mais perceptivos e criativos, sendo que isso se materializará por meio de proposições curriculares de cada curso, aliadas às condições estruturais concretas dessa universidade.
Palavras-chave: Educação estética. Impulsos lúdicos. Universidade. Formação de docentes. Pedagogia.
Citas
BRASÍLIA/CNE. Resolução CNE/CP. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, 2006.
DIAS, Ana Iorio. Discutindo caminhos para a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. In: Revista Brasileira de Docência, Ensino e Pesquisa em Educação Física - Vol. I, Nº01, p.37-52, Agosto/2009.
DUARTE JR, João-Francisco. A montanha e o videogame: escritos sobre educação. Campinas – SP: Papirus, 2010, 160p.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Ed. Paz e Terra, 1996, 148p.
MOTA, Myriam Becho; BRAICK, Patrícia Ramos. História: das cavernas ao Terceiro Milênio. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2002, 450p.
MORAES, Ana C. e THERRIEN, Jacques. Pedagogia antropofágica no aprofundamento do repertório de saberes culturais de estudantes de pedagogia e seus professores. Disponível em Revista Eccos – Rev. Cient., São Paulo, n. 46, p. 53-69, mai./ago. 2018.
MOURA, Rogério. O estágio supervisionado e a maleabilidade pedagógica: o corpo, a prática e a aula-oficina no centro do processo de formação inicial. In: OLIVEIRA, Wenceslao; MARTINS, M. Carmo. Educação e Cultura: Formação de professores e práticas educacionais. Campinas-SP: Ed. Alínea, 2012 p. 155-171.
SCHILLER, Friedrich. A Educação Estética do Homem. São Paulo: Iluminuras, 2011, 154p.
___________________. Cultura Estética e Liberdade. São Paulo: Hedra, 2009, 172p.
SNYDERS, Georges. Feliz na Universidade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995, 189p.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis-RJ: Vozes, 2007, 325p.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
1. A publicação dos originais implicará a cessão dos direitos autorais à revista Conjectura.
2. Os textos não poderão ser reproduzidos sem autorização da revista depois de aceitos.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.