Religião, ética e educação: experiências e vivências do Quilombo do Mel da Pedreira no Amapá // DOI: 10.18226/21784612.v23.especial.4

Autores/as

Resumen

O presente artigo objetiva discutir sobre religião, ética e educação: experiências e vivências do quilombo do Mel da Pedreira, localizado no município de Macapá, estado do Amapá. Uma comunidade que possui sua história, práticas culturais e identidade marcadas pela religiosidade de matriz afro-ameríndia e posteriormente protestante. Nas últimas décadas a religiosidade protestante nessa localidade tem se intensificado com o surgimento de outras denominações cuja base é o pentecostalismo. Neste estudo são abordadas questões voltadas para os discursos religiosos, a ressignificação de práticas culturais, a aplicabilidade da Lei n° 10.639/2003 no currículo escolar, entre outros aspectos que envolvem a cultura local, a religiosidade e a identidade negra. Trata-se de um estudo etnográfico de abordagem qualitativa que utilizou da pesquisa bibliográfica, da análise documental, da observação in loco, e da entrevista semiestruturada como forma de investigação. Os resultados da pesquisa revelam que as mudanças nesse quilombo não aconteceram somente por influência de fatores religiosos, mas, sobretudo, por reflexões sociais e interculturais da comunidade como espaço coletivo. Sobre a implementação das políticas de educação escolar quilombola no Amapá, estas estão caminhando em passos muito lentos, pois são normalmente ações pontuais e fragmentadas, sem articulação com a realidade regional. No que diz respeito ao currículo escolar, observa-se na escola local, ausência de um currículo construído a partir de valores e interesses da comunidade, da mesma forma, ausência de projetos pedagógicos articulados sobre os conteúdos previstos pela Lei n° 10.639/2003, bem como uma educação escolar quilombola de qualidade. É urgente o desenvolvimento de uma educação diferenciada, de qualidade, bem como a valorização e permanência de professores quilombolas e implementação de práticas pedagógicas e de cursos de formação continuada para atender à necessidade local.

Palavras-chave: Religião. Ética. Educação. Quilombo. Amapá.

Biografía del autor/a

Elivaldo Serrão Custódio, Universidade Federa do Amapá

Pós-Doutor em Educação pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Doutor em Teologia pela Faculdades EST, em São Leopoldo/RS. Mestre em Direito Ambiental e Políticas Públicas pela Universidade Federal do Amapá. Pedagogo, Matemático e Teólogo. Docente da Secretaria de Estado da Educação do Amapá (SEED). Membro do Grupo de Pesquisa Educação e Religião (GPER/IPFER), do Grupo de Pesquisa Centro de Estudos Políticos, Religião e Sociedade (CEPRES-UNIFAP) e do Grupo de Pesquisa Educação, Interculturalidade e Relações Étnico-Raciais (UNIFAP/CNPq). Editor Associado da Revista Identidade da Faculdades EST. Atualmente é coordenador e professor do Curso de Pedagogia da Faculdade Madre Tereza em Santana/Amapá/Brasil. E-mail: elivaldo.pa@hotmail.com

Célia Souza da Costa, Pontifícia Universidade Católica do Paraná/PUCPR

Doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná/PUCPR. Mestra em Direito Ambiental e Políticas Públicas pela Universidade Federal do Amapá/UNIFAP. E-mail:celia.amapa@hotmail.com

Publicado

2018-12-17

Cómo citar

Custódio, E. S., & Costa, C. S. da. (2018). Religião, ética e educação: experiências e vivências do Quilombo do Mel da Pedreira no Amapá // DOI: 10.18226/21784612.v23.especial.4. CONJECTURA: Filosofia E educação, 23(Especial), 96–117. Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/6401

Número

Sección

Dossiê: ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA EM PAULO FREIRE.