A inserção dos Programas de Pós-Graduação em Teologia no sistema Capes: consequências para o campo // DOI: 10.18226/21784612.v23.especial.6

Autores/as

  • Evandro Ricardo Guindani Universidade Federal do Pampa
  • Elisa Maria Quartiero Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Lucídio Bianchetti Universidade Federal de Santa Catarina

Resumen

Neste artigo discute-se as induções e tensionamentos gerados pelo Sistema de avaliação e fomento da CAPES nos processos de produção do conhecimento dos Programas de Pós-graduação em Teologia (PPGT). Problematiza-se a influência dos critérios de avaliação da CAPES na produção/veiculação do conhecimento no campo epistemológico da Teologia, tendo como aporte teórico o conceito de “campo” de Bourdieu. Constata-se que o campo de conhecimento teológico - que na sua origem e essência trata da fé e do mundo transcendente - gradativamente assume um lugar no campo científico, na busca do reconhecimento/credenciamento e do protagonismo no ranking dos Programas de Pós-graduação com notas máximas na avaliação da CAPES. Para a análise, realizou-se pesquisa junto aos seis PPGT do país existentes em 2011  e um estudo de caso múltiplo em três desses Programas com conceitos iguais ou superiores a cinco e com cursos de mestrado e doutorado reconhecidos pelas suas igrejas – católica ou protestante –, em período anterior à inserção na CAPES. A coleta de dados teve como base os seguintes documentos: fichas de avaliação dos Programas emitidas pela Capes, proposta dos PPGT em análise, produção docente e discente veiculada nos currículos lattes, análise das publicações nas revistas científicas dos Programas pesquisados, além de entrevistas com 22 professores dos PPGTs, que analisam os ganhos, perdas e embates decorrentes desse processo de reconhecimento. Os resultados da pesquisa apontam que a inserção no Sistema de avaliação e fomento exigiu dos Programas mudanças, estruturais e epistemológicas, tais como: alterações nas linhas de pesquisa, nas temáticas das teses e dissertações, bem como transformações nos tempos e meios de veiculação da produção docente.  

Palavras-chave: Programas de Pós-Graduação em Teologia. Campo de
conhecimento. Capes. Avaliação stricto sensu.

Biografía del autor/a

Evandro Ricardo Guindani, Universidade Federal do Pampa

Graduado em Filosofia pela Unifai-SP. Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa

Elisa Maria Quartiero, Universidade do Estado de Santa Catarina

Pedagoga (UDESC, 1988), Mestre em Educação (UFSC, 1994) e Doutora em Engenharia de Produção na linha de Mídia e Conhecimento (UFSC, 2002). Professora aposentada do Centro de Ciências Humanas e da Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Lucídio Bianchetti, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Educação pela PUC\SPProfessor Aposentado, Voluntário no Programa de Pós-graduação em Educação da UFSCPesquisador 1B do CNPq

Publicado

2018-12-17

Cómo citar

Guindani, E. R., Quartiero, E. M., & Bianchetti, L. (2018). A inserção dos Programas de Pós-Graduação em Teologia no sistema Capes: consequências para o campo // DOI: 10.18226/21784612.v23.especial.6. CONJECTURA: Filosofia E educação, 23(Especial), 136–156. Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/6073

Número

Sección

Dossiê: ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA EM PAULO FREIRE.