Profissão docente no século XXI: concepções do professor sobre o seu papel na sociedade contemporânea // DOI: 10.18226/21784612.v23.n1.5

Autores/as

  • Lizie Mendes Clock Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Ana Lucia Pereira Baccon School of Education, University of Strathclyde, Glasgow, UK and Department of Mathematics & Statistics, State University of Ponta Grossa, Brazil
  • Lucken Bueno Lucas Universidade do Norte Pioneiro - UENP
  • Thamiris Christine Mendes Universidade Estadual de Ponta Grossa

Resumen

O artigo traz resultados de uma investigação de mestrado que teve por objetivo pesquisar as concepções de um grupo de professores a respeito das funções que os mesmos exercem frente à sociedade contemporânea. Partiu-se da premissa de que suas concepções guardam relação com suas práticas educativas e pedagógicas. Trata-se de uma pesquisa desenvolvida na perspectiva qualitativa, com cinquenta e um professores que atuam em seis escolas estaduais da cidade de Ponta Grossa-PR. Elegeu-se como aporte teórico autores que tratam da formação de professores e da profissão docente, como Freire (1996), Imbernón (2011), Ens e Behrens (2011), Tozetto (2010), Sacristán (2015) e Tedesco (2015). Os dados foram coletados por meio de questionários, categorizados e analisados seguindo os pressupostos na Análise de Conteúdo. Três categorias foram configuradas a partir de significantes presentes nas respostas dos professores participantes: Categoria I – Professor como um sujeito transformador: educação em uma forma ampla (31,37% das falas dos sujeitos), Categoria II – Professor como profissional do conhecimento (49,01% das falas dos sujeitos), e Categoria III – Professor enquanto sujeito que desempenha vários papéis sociais (19,60% das falas dos sujeitos). Essas categorias nos possibilitaram inferir que as concepções dos professores em relação ao seu papel na sociedade contemporânea vão além da função social da escola, pois centram-se primeiramente na figura de um profissional transformador do mundo; seguida da noção de profissional do conhecimento e, por fim, da ideia de um profissional que desempenha vários papéis sociais. A pesquisa também apontou uma necessária redefinição da profissão docente para que os professores assumam novas competências profissionais na contemporaneidade.

Palavras-chave: Profissão docente. Função dos professores. Sociedade contemporânea. Concepções.

Biografía del autor/a

Lizie Mendes Clock, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa, na linha de pesquisa de Ensino e Aprendizagem (2014 - 2016). Bolsista da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (2014 - 2016). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2013).

Ana Lucia Pereira Baccon, School of Education, University of Strathclyde, Glasgow, UK and Department of Mathematics & Statistics, State University of Ponta Grossa, Brazil

Mestre (2005) e doutora (2011) em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Graduada em Ciências e Matemática na Universidade do Norte Pioneiro (UENP, 1994). Professora do Departamento de Matemática e Estatística da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG, Brasil) desde 2012. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPG, em que serviu como vice-coordenador (2014-2015). Também atuou como coordenadora Institucional do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID / Capes / UEPG, 2012-2013) e como Coordenadora de Gestão e Processos Educacionais no PIBID (Capes / UEPG, 2014-2016). Foi Chefe do Núcleo Regional de Educação de Jacareziho no Estado do Paraná (2009-2010). Presidente do Sindicato dos Professores (APP) da região Jacarezinho (2002-2009). Autor de vários artigos em revistas e atua como referee nas áreas de Políticas Educacionais, Formação de Professores, Práticas e Desenvolvimento Curricular, Ensino e Aprendizagem, Psicanálise e Educação Matemática. Editor associado da Frontiers in Psicologia da Educação desde 2015. Atualmente realiza Pós-Doutorado no exterior, na Universidade de Strathclyde, Reino Unido, com bolsa da Capes.

Departemento e Matemática e Estatística.

Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/UEPG

Lucken Bueno Lucas, Universidade do Norte Pioneiro - UENP

Doutor e Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (PECEM-UEL 2008; 2014, bolsas CAPES). Especialista em Bioética (UEL, 2007). Graduado em Ciências Biológicas (Licenciatura Plena) pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP, 2006). É professor efetivo da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus Cornélio Procópio. Coordena o Programa de Pós-Graduação em Ensino - Mestrado Profissional em Ensino - da UENP (http://www.uenp.edu.br/mestrado-ensino). É líder do GPEFOP - Grupo de Pesquisa em Ensino e Formação Profissional, cadastro CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3345995435404954. Tem experiência nas áreas de Biologia Geral, Ensino de Ciências/Biologia com ênfase em Axiologia e Epistemologia da Biologia, Formação de professores, Bioética e Biologia Aplicada à Saúde, Análises Qualitativas e Educação Ambiental.

Thamiris Christine Mendes, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutor e Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (PECEM-UEL 2008; 2014, bolsas CAPES). Especialista em Bioética (UEL, 2007). Graduado em Ciências Biológicas (Licenciatura Plena) pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP, 2006). É professor efetivo da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus Cornélio Procópio. Coordena o Programa de Pós-Graduação em Ensino - Mestrado Profissional em Ensino - da UENP (http://www.uenp.edu.br/mestrado-ensino). É líder do GPEFOP - Grupo de Pesquisa em Ensino e Formação Profissional, cadastro CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3345995435404954. Tem experiência nas áreas de Biologia Geral, Ensino de Ciências/Biologia com ênfase em Axiologia e Epistemologia da Biologia, Formação de professores, Bioética e Biologia Aplicada à Saúde, Análises Qualitativas e Educação Ambiental.

Publicado

2018-04-28

Cómo citar

Clock, L. M., Baccon, A. L. P., Lucas, L. B., & Mendes, T. C. (2018). Profissão docente no século XXI: concepções do professor sobre o seu papel na sociedade contemporânea // DOI: 10.18226/21784612.v23.n1.5. CONJECTURA: Filosofia E educação, 23(1), 77–96. Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/5006

Número

Sección

Artigos