Uma incursão pela tríade currículo, filosofia da ciência e formação de professores da área de ciências naturais // DOI: 10.18226/21784612.v21.n3.08

Autores/as

  • Meirecele Calíope Leitinho Universidade Estadual do Ceará-UECE
  • Januário Rosendo Máximo Júnior Universidade Estadual do Ceará-UECE

Resumen

O presente artigo apresenta o estado da questão sobre a tríade Filosofia da Ciência, Currículo e Formação de Professores, sendo parte de uma pesquisa em andamento realizada no Programa de pós-graduação-Mestrado em Educação que tem como objetivo compreender a importância da Filosofia da Ciência no currículo dos cursos de licenciatura na área de Ciências Naturais. A construção do estado da questão possibilita o mapeamento das pesquisas referentes ao nosso objeto de estudo, bem como desvela o conhecimento sobre como se encontra o tema investigado no contexto atual das produções científicas. Foi realizado um levantamento de artigos nos periódicos com conceitos qualis de A1 a B2 no Portal da Capes, nas produções presentes no Banco Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e nos trabalhos publicados na Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC), no intuito de identificar artigos, teses e dissertações referente a nossa temática. Os dados coletados foram organizados e analisados considerando os objetivos, o referencial teórico e a metodologia dos trabalhos encontrados. Os resultados demonstraram que a grande maioria dos trabalhos pertencem a região sul e sudeste, e que ainda são raras as pesquisas nesta área de estudo, principalmente no nordeste. Demonstraram também que às pesquisas tem como sujeitos professores, mas não professores-formadores e que as mesmas utilizam metodologias semelhantes com os mesmos instrumentos de coleta de dados, revelando-nos que o caminho escolhido para a realização do nosso estudo encontra-se afinado com aquilo que se tem pesquisado na área, mas também demonstrou o quanto esta pesquisa pode contribuir, pois lança um novo olhar sobre a temática, quando pensa sobre o professor formador e inova com o uso de uma metodologia ainda não utilizada nos trabalhos encontrados referentes a essa temática. Com isso o desenvolvimento da nossa pesquisa irá somar a produção de conhecimentos na área da filosofia da ciência articulada a formação docente, que ainda é pouco estudada, considerando o seu tempo de existência.

 

Palavras-chave: Currículo. Formação docente. Filosofia da ciência. Ciências
naturais.


Biografía del autor/a

Meirecele Calíope Leitinho, Universidade Estadual do Ceará-UECE


Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Católica de Filosofia do Ceará (1964), especialização em Psicologia e Pesquisa pela Universidade Federal do Ceará (1974), mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (1980), doutorado em Supervisão e Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993) e Pós-Doutorado em Formação de Professores na Universidade de Brasília- UnB (2006-2007). É professora adjunta aposentada da Universidade Estadual do Ceará e professora Associada aposentada da Universidade Federal do Ceará; atualmente é professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará, participante do Programa para Aposentados-PROPAP e professora colaboradora do Mestrado de Formação de Professores da Universidade Estadual do Ceará-UECE e do Mestrado Profissional em Ensino de Saúde da mesma instituição 

Januário Rosendo Máximo Júnior, Universidade Estadual do Ceará-UECE

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidades Estadual do Ceará, integra o grupo de pesquisa: Currículo, Subjetividade e Desenvolvimento Profissional Docente (Registrado no CNPq), especialista em Filosofia Clinica e Magistério Superior, possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Maranhão, bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico-FUNCAP

.

 

Publicado

2016-09-06

Cómo citar

Leitinho, M. C., & Máximo Júnior, J. R. (2016). Uma incursão pela tríade currículo, filosofia da ciência e formação de professores da área de ciências naturais // DOI: 10.18226/21784612.v21.n3.08. CONJECTURA: Filosofia E educação, 21(3), 604–627. Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/4383

Número

Sección

Artigos