Por um aprender da invenção: modos de ler-escrever em oficinas de escrileituras // For a learning of invention: modes of read-write in escrileituras's workshops

Autores/as

  • Josimara Wikboldt Schwantz Universidade Federal de Pelotas
  • Carla Gonçalves Rodrigues Universidade Federal de Pelotas

Resumen

Levando em consideração a ideia de aprender para Deleuze (1988), este artigo tem por objetivo investigar os modos como vêm sendo realizadas intervenções nas práticas de leitura e de escritura em escolas brasileiras da rede pública que aderiram ao projeto denominado Escrileituras: um modo de ler-escrever em meio à vida (OBEDUC 2010 – CAPES/INEP), durante seus quatro anos de desenvolvimento, de 2010 a 2014. Este trabalho prioriza a análise de Oficinas planejadas e desenvolvidas por diferentes universidades do país na composição de quatro núcleos de pesquisa. Filoescritura com Kafka (UFRGS), Cores, sabores e texturas (UFMT) e Vida! (UNIOESTE) foram as atividades escolhidas para o exercício de análise, sendo aquelas direcionadas aos estudantes do ensino fundamental e disponibilizadas na coleção intitulada Caderno de notas 5 (RODRIGUES, 2013). De maneira a contemplar todos os núcleos do projeto, analisou-se, também, a Oficina denominada Filodança (UFPel). Como resultado, compreende-se que um aprender, observado pela perspectiva filosófica deleuziana e experimentado em Oficinas de Escrileituras, constitui-se pela invenção, ao vivenciar outras formas de se relacionar com o pensamento, seja lendo, escrevendo ou criando. Torna-se, dessa forma, um processo não somente de solução, mas de invenção de outros problemas ainda não existentes. A aprendizagem acontece pelo meio, entre o não saber e o saber (DELEUZE, 1988). Dos possíveis agenciamentos realizados e dos efeitos produzidos durante as atividades, percebe-se um modo artistador de operar com o ler-escrever, levado pelas circunstâncias que provocam tal ação a partir dos signos emitidos daquilo que se reúne da arte, da filosofia e da ciência.

Palavras-chave: Aprender. Projeto Escrileituras. Oficinas de Escrileituras. Filosofias da diferença.

Biografía del autor/a

Josimara Wikboldt Schwantz, Universidade Federal de Pelotas

Doutoranda em Educação PPGE/FAE/UFPEL

 

Publicado

2016-03-28

Cómo citar

Schwantz, J. W., & Rodrigues, C. G. (2016). Por um aprender da invenção: modos de ler-escrever em oficinas de escrileituras // For a learning of invention: modes of read-write in escrileituras’s workshops. CONJECTURA: Filosofia E educação, 21(2), 362–384. Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/3867

Número

Sección

Artigos